#Quantidade de mozzarellas de búfala adulteradas com leite pode subir no verão

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Com chegada da entressafra, risco de levar mozzarellas de búfalas adulteradas para casa é maior, alerta o Selo de Pureza 100% Búfalo.

 

Entre o fim da primavera e o inicio do verão começa o período de entressafra na produção de leite de bubalinos no país, devido a natural redução de nascimento de filhotes durante o período mais quente do ano. A Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), faz um alerta para que os consumidores fiquem mais atentos na hora de escolher os derivados que chegarão aos supermercados nos próximos meses, pois muitos produtores, para compensar o preço mais alto do litro de leite, misturam leite de vaca e substâncias branqueadoras à mozzarella de búfala, tirando do queijo suas principais características gastronômicas e enganando o consumidor, que acaba comprando gato por lebre.

A ABCB aconselha aos consumidores que procurem pelo Selo de Pureza 100% Búfalo nas embalagens de todos os produtos de origem de leite de búfalas presentes em mercados, supermercados e empórios sempre, mas com especial atenção entre os meses de novembro e março – período de menor disponibilidade de leite de búfalas no mercado e em que o preço do litro do leite sobe, constituindo assim uma cituação tentadora que leva alguns produtores a adulterar queijos de origem bubalina com leite de vaca. É o período me que muitas marcas fazem misturas sem informar ao consumidor, que perde em quantidade e qualidade de nutrientes.

Comprar produtos identificados pelo selo de cor verde da ABCB é a melhor forma de evitar ser induzido a levar mozzarellas de búfalas falsas ou adulteradas para casa. Há marcas do produto que chegam a conter até 80% de leite de vaca na composição. Para o consumidor, as vantagens da verdadeira mozzarella de búfala são muitas, como a certeza de levar mais proteína, mais vitaminas e menos colesterol para o prato da família. Estes são laticínios que possuem produtos com a certificação de pureza da ABCB: La Vera, Almeida Prado, Búfalo Dourado, Bom Destino, Tapuio, Natal, Estância Alambari e Búfalo do Oeste.

Sobre a ABCB

 

Agrolink com informações de assessoria

 

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas