PSD/Açores preocupado com o futuro do setor #leiteiro das Flores

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O PSD/Açores mostrou a sua preocupação com o futuro dos produtores de leite das Flores, confirmando que «as fragilidades do setor agrícola, em geral, se têm vindo a acentuar nos últimos tempos, mas é preocupante o que se passa com a fileira do leite e com o funcionamento da cooperativa da ilha, que atravessa grandes dificuldades financeiras», disse o deputado Bruno Belo.

 

O parlamentar, eleito por aquela ilha, que visitou a Cooperativa Ocidental e reuniu recentemente com a tutela, não duvida que «apesar dos milhões investidos nas Flores, os problemas persistem, numa situação que se estende a toda a ilha. Além disso, há uma enorme incógnita no futuro, especialmente devido às consequências reais do que será o desmantelamento das quotas leiteiras», adiantou.

 

Bruno Belo explica que, «a maior parte das explorações florentinas são explorações mistas, em que o leite é complementar à produção de carne. Mas não nos podemos esquecer que este é, acima de tudo, um problema da ilha e não um problema de alguns, pelo que o PSD/Açores tem levado a cabo contatos e diligências para minimizar os problemas do agricultores locais face ao que se está a passar».

 

O social-democrata lembra que, «estamos a falar da área que mais emprego absorve, e que maior impacto económico tem na ilha das Flores, pelo que se exige o empenho de todos. E fica aqui mais uma vez demonstrado que acima dos interesses partidários estão os florentinos», assume, referindo-se às recentes reuniões e trocas de propostas.

 

«Muito antes deste problema ser tornado publico, o PSD/Açores fez várias diligências junto do secretario da tutela, no sentido de transmitir estas mesmas preocupações. Assim como para salientar o espírito de trabalho dos produtores, que não viram a car perante as dificuldades», frisou.

 

«Tenho de realçar o esforço dos produtores», continuou o social-democrata, avançando como exemplo que, «há 3 ou 4 meses, e quando se iniciou a classificação do leite, mais de 50% dos produtores estavam abaixo do leite-padrão. Passado esse tempo, mais de 70% estão acima dessa referência. Ou seja, responderam ao desafio, mesmo se ser agricultor nas Flores é quase um ato heróico», afirmou.

 

Bruno Belo reiterou que «não posso mostrar-me insensível à atual situação, afinal conheço pessoalmente a situação, e sei o que sente um produtor que já esteve 18 meses sem receber pelo seu leite e, bem recentemente, cerca de um ano nessa situação», concluiu o deputado do PSD/Açores.

 

http://www.azoresdigital.com/noticias/ver.php?id=18891

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas