# Promotoria pede apreensão de lotes de leite das marcas Elegíª e Batavo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) pediu í  Justiça que determine a apreensão de todos os lotes de produtos das marcas Elegíª e Batavo, produzidos pela Brasil Foods, que tenham presença de álcool etí­lico em sua composição. O produto contaminado, identificado pelo Ministério da Agricultura, foi recebido na unidade da empresa localizada em Teutí´nia no dia 5 de agosto, industrializado e colocado no mercado. Segundo o MP, foi detectado um volume aproximado de 33,5 mil litros de leite contaminado.

O pedido cautelar de apreensão foi assinado pelo promotor Alcindo Bastos Filho. O MP solicitou explicações í  empresa sobre as quantidades de leite processadas com álcool colocadas no mercado e os tipos de produtos que receberam a matéria-prima contaminada. A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor também quer saber se houve ou não descumprimento do termo de ajustamento de conduta (TAC) assinado com a empresa em junho. Em caso positivo, haverá a incidíªncia das multas previstas no termo.

No dia 25 de junho, a Brasil Foods foi multada por dano moral coletivo em R$ 1,8 milhão pelo prejuí­zo aos consumidores com a contaminação com formol de dois lotes de leite produzidos na unidade de Teutí´nia e comercializados em Curitiba.

No dia 20 de junho foi constatada a presença de formol em dois lotes de leite UHT da marca comercializados no Paraná. O resultado de uma contraprova confirmou a contaminação.

O promotor Alcindo Luz Bastos da Silva Filho ressaltou que, independentemente da atividade de fiscalização realizada pelo Ministério, é de responsabilidade das indústrias analisar previamente o leite cru e rejeitá-lo caso haja indí­cios de inconformidade, impedindo que o produto chegue aos consumidores.

A Brasil Foods informou que tão logo soube pelo Ministério da Agricultura e Pecuária da possibilidade de desvio na matéria-prima, a unidade de Teutí´nia destinou o leite í  desidratação para que o produto não fosse distribuí­do aos consumidores. Segundo a empresa, o fornecedor do leite cru «em suposta não conformidade» já foi afastado do quadro de transportadores.(Fonte: O Globo)

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas