Projeto visa melhoria genética e mais produção de leite

Com uma produção de mais de 2,6 milhões de litros de leite/dia, a produção de leite de Rondônia vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Hoje o estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional de produção leiteira.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Com uma produção de mais de 2,6 milhões de litros de leite/dia, a produção de leite de Rondônia vem ganhando espaço no mercado brasileiro. Hoje o estado ocupa o oitavo lugar no ranking nacional de produção leiteira. A implantação de novas agroindústrias do leite também cresce a cada ano e o estado, aos poucos vem se consolidando como um dos mais promissores mercados para a agroindustrialização do produto.

O cenário é bom, mas ainda precisa melhorar. Um projeto nascido da parceria público-privada já deu o primeiro passo e trouxe a proposta de produzir mais leite com aumento da produtividade e lucratividade para todos. A idéia é implantar um sistema tecnificado de produção de leite a pasto, com foco na inserção de tecnologia, melhoria genética do rebanho leiteiro, sanidade animal e assistência técnica direta.

O projeto “Mais Leite 2018” envolve o governo do estado de Rondônia, através das ações da Secretaria de Agricultura e da Emater-RO, o Banco da Amazônia e o Condomínio Don Henrique, proprietário da agroindústria Leite Fresquinho. Inicialmente será destinado a produtores cuja produção supere 200 litros de leite/dia, que já trabalham com tecnologia em sua propriedade e que se disponham a investir mais em tecnificação. “Cerca de seis por cento dos produtores de leite do estado encontram-se hoje nessa faixa produtiva”, diz Gilvania Carvalho, médica veterinária e extensionista da Emater-RO.

O condomínio Don Henrique disponibilizará embriões geneticamente melhorados de vacas girolando, ¾ e meio sangue. Os produtores poderão adquirir esses embriões com financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), no âmbito do Mais Alimento, através do Banco da Amazônia.

O Pronaf Mais Alimento oferece uma taxa de juros que gira em torno de 2,5% a 5,5% ao ano, dependendo da operação. No caso de operações para animais de recria e engorda a taxa de juros é de 4,5% ao ano, com limite de financiamento de 15 mil reais e prazo para reembolso de até dois anos, incluídos um ano de carência.

A inserção de embriões melhorados através do projeto Mais Leite 2018 deverá trazer bons resultados o estado. Rondônia, que conta com aproximadamente 37 mil produtores de leite e uma produção média, 4,5 litros de leite/dia por animal, terá entre os produtores inseridos no processo, o aumento da produtividade para uma média de 10 litros de leite/dia. A expectativa é que, com essa ação, a produção aumente em cerca de 1,5 milhões de litros de leite/dia.

Fonte: Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas