#Projeto para laticí­nios é aprovado no edital Pensa Rio

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O «Pensa Rio ? Apoio ao Estudo de Temas Relevantes e Estratégicos para o Estado do Rio de Janeiro» é um programa da FAPERJ que acaba de aprovar o projeto «Inovações tecnológicas e melhorias de processos para o desenvolvimento do setor lácteo no Estado do Rio de Janeiro»
Este projeto é coordenado Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ) e conta com as parcerias da Pesagro, do Instituto Federal de Educação, Ciíªncia e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora/MG).

De acordo com o pesquisador Amauri Rosenthal, lí­der do projeto e pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos, a ideia é apoiar as cooperativas de leite para torná-las mais adequadas em termos de práticas higiíªnico-sanitárias e mais competitivas através de inovações de processos e produtos agroindustriais.

O projeto abrange o auxí­lio í  implementação de boas práticas pecuárias e de fabricação e análises de perigos e pontos crí­ticos de controle, visando maior sanidade e qualidade do leite e dos produtos lácticos produzidos. Envolve também vacinação e possí­vel certificação dos rebanhos contra zoonoses, além de treinamentos para produtores rurais e trabalhadores dos laticí­nios das cooperativas.

“Queremos incorpora inovações tecnológicas como a adição de microrganismos probióticos, alta pressão, processos enzimáticos e aproveitamento de soro de leite, visando obter produtos com elevada qualidade nutricional, funcional e sensorial”, destaca Rosenthal.

Segundo ele, essas medidas tem o potencial de prover produtos diferenciados e de elevado valor agregado. Por exemplo, produtos com microorganismos probióticos (bebidas lácteas, iogurtes ou queijos) podem promover benefí­cios í  saúde na medida em que combatem organismos patogíªnicos e diminuem os riscos de formação de tumores. Trata-se de uma alternativa interessante para os consumidores e o desenvolvimento de produtos competitivos.

A equipe do projeto estará reunida nesta terça, 11, no Auditório da Embrapa Agroindústria de Alimentos, para discutir o andamento das atividades.

EMBRAPA AGROINDíšSTRIA DE ALIMENTOS

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas