Projeto Bahia Produtiva ganha destaque em evento do setor de laticínio

As estratégias do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para o setor de laticínios foram discutidas em um painel,
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
As estratégias do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), para o setor de laticínios foram discutidas em um painel, neste sábado (26), durante a sexta edição do Encontro Baiano dos Laticinistas, com a participação do diretor presidente da CAR, Wilson Dias. O evento, que teve início na sexta-feira (25) e segue até domingo (27), está sendo realizado no Gran Hotel Stella Maris.

O encontro reúne empresários das indústrias de laticínios, autoridades do estado e órgãos relacionados ao segmento com o objetivo de discutir questões que impactam o setor, além de debater sobre as perspectivas e caminhos do setor lácteo.

Em sua palestra, Wilson Dias, falou sobre as estratégias para o setor e sobre o projeto Bahia Produtiva. “A CAR, no âmbito da SDR, é executora do projeto, que tem incidência na cadeia produtiva do leite e pode ajudar na dinamização dessa cadeia tão importante para a Bahia. A forma de atender aos agricultores, associações e cooperativas de leite são através de editais”.

Bahia Produtiva – Dias relatou que o Bahia Produtiva lançou, recentemente, o edital de apoio a subprojetos da cadeia produtiva da bovinocultura de leite, com investimento de R$ 20 milhões. “Foi realizado o cadastro de 253 manifestações de interesse de todos os Territórios de Identidade da Bahia, que já estão sendo analisados e selecionados pela equipe técnica da CAR. Esses projetos serão conveniados e nós faremos todo o acompanhamento da execução e fiscalização de controle”.

Ainda de acordo com o presidente da CAR, os investimentos do Bahia Produtiva se dão em três frentes. “Primeiro, na assistência técnica para responder a essa questão do sistema de ajuste no sistema de produção e do manejo, o segundo, no fomento à produção e o terceiro, na agroindústria e comercialização. Em relação à assistência técnica o projeto e ação geral do estado quer alcançar nos próximos seis anos, que é o tempo de execução do projeto, a 60 mil famílias de agricultores familiares”.

O edital de bovinocultura de leite apoiará, no mínimo, 50 subprojetos e vai assegurar os recursos para investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e em Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para todos beneficiários, desde que já não estejam contemplados. Serão beneficiados agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, povos e comunidades tradicionais e famílias assentadas de reforma agrária.

O Presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), Paulo Cintra, destacou a importância do painel discursivo. “Esse é um momento importante do nosso encontro, pois juntos estamos pensando o setor na Bahia, uma área tão importante para o nosso estado”.

O evento foi realizado pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia ( Sindileite-BA), que está comemorando 15 anos de sindicato, e contou com a parceria da SDR, CAR, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), entre outros.

http://www.car.ba.gov.br/projeto-bahia-produtiva-ganha-destaque-em-evento-setor-de-laticinio/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas