#Programa Pró-Leite tem como meta a duplicação da produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

Umuarama – Um projeto pioneiro que estimulará a produção leiteira do Municí­pio será lançado nesta sexta-feira (21), pelo prefeito Moacir Silva, no Recinto de Leilões Pedro Lino Gaiari. O programa Pró-Leite tem como meta inicial dobrar a média da produção diária de leite por propriedade.
Atualmente, são produzidos cerca de 130 litros de leite por propriedade. Através do programa, esta quantidade pode aumentar para 300 litros diários. Com isso, a produção total de leite em Umuarama poderá saltar de 24 milhões para 36 milhões de litros anuais, o que representaria a movimentação de cerca de R$ 10 milhões na economia local.
Para atingir estas metas, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, focará os trabalhos nos agricultores que possuem propriedades com até quatro módulos rurais e cuja renda principal seja obtida através da atividade leiteira.
O Pró-leite também estabelecerá parcerias institucionais que ampliarão as ações de profissionalização do produtor, viabilizando a atividade leiteira de maneira social e econí´mica. Entre as principais ações do programa, está a definição de um novo patamar de produção mí­nima de leite por propriedade; o atendimento de 200 propriedades com uso de inseminação artificial em todas as propriedades beneficiadas; disponibilização de assistíªncia técnica; organização dos produtores rurais em núcleos de produção, associações e cooperativas; abertura de novos canais de comercialização e controle leiteiro individual dos animais.
Através dessas ações, haverá a modernização das propriedades e desenvolvimento de tecnologia. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antí´nio Carlos Fávaro, o programa facilitará o fortalecimento da atividade e consequentemente um maior retorno financeiro para os agricultores. “Os agricultores rurais tem dificuldades para iniciarem esta transformação, por isso, daremos a assistíªncia e orientação técnica necessária, estimulando o associativismo e o cooperativismo e garantiremos uma maior qualidade de vida”, destaca.
O lançamento do Pró-leite acontecerá í s 19h30 de hoje durante a abertura da Umufest e contará com a presença de diversas autoridades.
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=42935&Not=Programa%20Pr%C3%B3-Leite%20tem%20como%20meta%20a%20duplica%C3%A7%C3%A3o%20da%20produ%C3%A7%C3%A3o

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas