#Programa Leite Legal prepara produtor para se adequar í  IN 62

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
O mercado consumidor de leite requer alimentos seguros e exige que cada vez mais os produtores busquem boas práticas para garantir a qualidade da produção Com o objetivo de adequar as propriedades rurais aos parí¢metros de qualidade do leite estabelecidos pela Instrução Normativa 62 (IN 62), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas) desenvolveram um programa para os pequenos e médios produtores, vinculados í s cooperativas e indústrias de lacticí­nios.

 
De acordo com a IN 62, a partir de 1º de julho deste ano, o leite produzido no Espí­rito Santo deverá apresentar no máximo 600 mil células somáticas (CCS) e 600 mil unidades formadoras de colí´nias de bactérias (CBT) por mililitro de leite.
O programa Leite Legal oferecerá aos produtores rurais treinamentos de 16 horas de aulas teóricas, abordando assuntos relativos a manejo de ordenha, qualidade da água, estrutura da glí¢ndula mamária, mastite, higienização, armazenamento e resfriamento do leite e noções de segurança e saúde no trabalho, e claro conhecimento das exigíªncias da IN 62.
Resultados
Após o treinamento teórico, os instrutores visitam as propriedades dos participantes do programa e verificam os pontos crí­ticos onde pode estar ocorrendo contaminação do leite, apontando as ações a serem tomadas para minimizar a contaminação.
Em seguida, é feita uma visita na propriedade para orientar sobre a aplicação dos procedimentos ensinados na parte teórica. Após dois meses, um grupo irá se reunir para avaliar os resultados das análises feitas após as duas etapas anteriores.
As propriedades que alcançarem os limites estabelecidos pela IN 62 cumprem a missão do programa. As que não atingirem os í­ndices recebem nova visita, com orientações sobre os procedimentos e ações corretivas. Aquelas que mesmo com essas medidas não conseguirem alcançar o objetivo do programa poderão ser encaminhadas para assistíªncia técnica.
Os interessados em participar dos treinamentos do Senar/ES devem procurar o Sindicato Rural de seu municí­pio.
Federação da Agricultura e Pecuária do Espí­rito Santo – FAES
http://www.cenariomt.com.br/noticia.asp?cod=292404&codDep=6

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas