Programa incentiva produção de #leite e eleva renda de produtor em até 220%

Para garantir ou aumentar a renda das famílias, pequenos produtores do interior do Estado apostam na produção de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Para garantir ou aumentar a renda das famílias, pequenos produtores do interior do Estado apostam na produção de leite. Dos 70 mil produtores, 80% tem o leite como principal fonte de renda. É o caso do pecuarista Odair Junqueira, que tem 300 hectares em Jaraguari, a 44 quilômetros de Campo Grande. Há um ano e meio ele resolveu diminuir as atividades com a pecuária de corte e passou a investir na produção de 50 litros de leite por dia.
Inserido no programa Leite Forte, lançado pelo Governo do Estado em 2012, Odair aumentou em 220% a produção que hoje alcança os 160 litros por dia. “Agora, 90% da renda da minha família vem do leite. Está compensando com o investimento do Governo do Estado e também com a assistência técnica, está valendo a pena investir no leite”, disse o Odair, que tem como meta aumentar a produção para mil litros por dia, em cinco anos.

Com investimento de R$ 40 milhões, o programa reuniu na manhã de hoje (24) produtores e representantes do setor leiteiro envolvidos nas ações que abrangem 70 dos 79 municípios do Estado. O governador André Puccinelli (PMDB) e o secretário de Estado da Produção, da Indústria, do Comércio, do Turismo e de Desenvolvimento Agrário, Paulo Engel entregaram 51 veículos, para reforçar as atividades do programa, que conta com kits de irrigação, ordenhadeiras, resfriadores e outros equipamentos.

Segundo Paulo Engel, a produção de leite de Mato Grosso do Sul atinge 1,5 milhões de litros por dia. A quantidade ultrapassa a demanda de consumo interno. Com isso, 300 mil litros por dia são exportados para outros Estados e acabam voltando em forma de produtos derivados com valor agregado. “Estamos trabalhando para nos próximos cinco anos importar menos e agregar valor ao leite e derivados aqui mesmo. Creio que nesse tempo teremos uma transformação muito grande”, disse.

O sucesso do programa que envolve 37 parceiros, entre instituições, secretárias, ministérios, universidades e bancos, é atibuido justamente a parceria. Para o secretário adjunto da Produção, Pedro Pedrossian Neto, o programa tem uma forma inovadora de organizar a cadeia produtiva do leite e a ideia é usar esse projeto como modelo para todas as outras cadeias no Estado. Ele citou como exemplo a olericultura, que hoje não produz o suficiente para consumo interno.

“Sabemos que seria necessário apenas mais 2 mil hectares para que essa produção fosse autosuficiente e isso pode-se conseguir se for implantado um programa como o Leite Forte voltado para esse setor”, avaliou Pedrossian, ao lembrar que o Estado produz apenas 13% das frutas, verduras e legumes consumidos aqui e os 87% são importados de outras regiões.
Segundo o secretário Paulo Engel, a produção de leite de Mato Grosso do Sul atinge 1,5 milhões de litros por dia (Foto: Marcelo Calazans)Segundo o secretário Paulo Engel, a produção de leite de Mato Grosso do Sul atinge 1,5 milhões de litros por dia (Foto: Marcelo Calazans)
Governo entregou 51 veículos para o programa Leite Forte (Foto: Marcelo Calazans)Governo entregou 51 veículos para o programa Leite Forte (Foto: Marcelo Calazans)

Expansão – Nove municípios do Estado ainda não fazem parte do programa Leite Forte, mas os produtores dessas regiões podem esperar melhorias, segundo o secretário adjunto, pois o projeto prevê a expansão até alcançar todos os produtores de Mato Grosso do Sul, dando assistência técnica com apoio do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), entre outras instituições.

O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Lorildo Stock, fez palestra, nesta manhã no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, sobre as perspectivas do setor. O especialista deu dicas para quem quer ter sucesso nesse ramo e disse que o Estado tem potencial para crescer nessa área. “A coisa mais importante é ter elementos estruturantes, como o programa Leite Forte e a assistência técnica”, disse.

Para os produtores que estão entrando agora no projeto ou querem aumentar a produção, Lorildo explicou que a boa gestão, que inclui a contratação de assistência técnica é o primeiro fator. Em segundo lugar, afirma o especialista, é preciso investir na alimentação do gado, em terceiro se decidir pela pecuária de corte ou leiteira e investir aumentando a área. “O produtor tem que buscar o crescimento, seja com o cooperativismo ou se associando a familiares. O importante é projetar o crescimento”, orientou.

http://www.campograndenews.com.br/rural/programa-incentiva-producao-de-leite-e-eleva-renda-de-produtor-em-ate-220

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas