Programa de Aleitamento incentiva uso exclusivo de #leite materno

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Incentivar o aleitamento materno e oferecer apoio e atenção a mamães e bebês. Este é o objetivo o Programa de Aleitamento Materno da Prefeitura de Guarujá. O serviço é oferecido nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O trabalho do programa, coordenado pela Secretaria de Saúde, é desenvolvido em grupos formados nas Unidades de Saúde, nos quais mães e filhos têm à disposição uma equipe multidisciplinar formada por pediatra, médico generalista, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem e agente comunitária. Os encontros ocorrem mensalmente nas unidades.

Segundo o secretário-adjunto de Saúde do Município, Rui de Paiva, os grupos são ferramentas para a promoção do aleitamento. Desenvolvem uma importante função entre as experiências das mães, que compartilham dúvidas, e os profissionais que dão segurança a elas. “A rede básica de saúde foi ampliada para atender essas mulheres nas suas comunidades. É um espaço para as mães se colocarem e discutirem um assunto pertinente à sua realidade”.

Após o nascimento do filho, a mãe é encaminhada ao grupo de aleitamento mais próximo de suas casas. Um exemplo é a funcionária pública Lucilia Rodrigues de Silva, mãe do pequeno Nicolas, de 5 meses, e paciente da Usafa do Jardim dos Pássaros. Para ela, os encontros são momentos para tirar dúvidas e também para criar novas amizades. “Aqui nós dividimos nossas experiências e fazemos amizades em prol do bem-estar dos nossos bebês, a partir da vontade de lhes oferecer o melhor. E para oferecer esse melhor contamos com uma equipe maravilhosa”, ressalta.

Há 25 anos atendendo na rede municipal de saúde, a pediatra Fátima Maria Bessa Lafayette explica que os encontros promovidos pelos grupos fazem com que as mães vejam que outras mulheres passam pelas mesmas dificuldades e dúvidas. Para ela, isso enriquece a conversa, pois diversos assuntos são levantados e esclarecidos pelos profissionais. “Nós acompanhamos o crescimento da criança e também das mães, que adquirem mais conhecimento para cuidarem de seus filhos. Isso é muito gratificante. Guarujá tem um dos melhores indicadores de aleitamento materno por conta da persistência do trabalho”, conta a pediatra.

Aleitamento materno exclusivo – O leite materno é a alimentação mais completo até os 6 meses de vida de toda criança. O líquido contém todas as vitaminas, proteínas, minerais e gorduras necessários para o desenvolvimento saudável dos bebês.

A pediatra explica que o leite materno também tem elementos que protegem as crianças de infecções. Fátima lembra que, segundo pesquisas, as crianças que se alimentam apenas de leite materno têm menos doenças.

Segundo ela, após os 6 meses, as mães podem introduzir papinhas e frutas na alimentação do bebê. “A recomendação é que o uso do leite materno continue até os 2 anos, podendo se estender. Todo o período deve ser acompanhado por um profissional”.
A responsabilidade desta matéria é da prefeitura de Guarujá.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas