# Programa Balde Cheio já produz resultados positivos

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Umuarama – O Programa Balde Cheio, que utiliza tecnologia social criada pela Embrapa Pecuária para transferir aos produtores leiteiros técnicas e avanços para o desenvolvimento da cadeia produtiva, foi detalhado durante reunião na manhã desta terça-feira, 13, na sede da Associação dos Municí­pios Entre Rios (Amerios). O assessor de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) da superintendíªncia estadual do Banco do Brasil no Paraná, Tiago Martins, aproveitou o encontro para atualizar informações sobre a adesão de produtores nos municí­pios que participam do convíªnio na região – Umuarama, Perobal e Tuneiras do Oeste.
Mais de 70% da meta já foi atingida com o trabalho de quatro técnicos agropecuários. “Queremos chegar aos 80 pecuaristas atendidos com assistíªncia técnica, a fim de ampliar a produção diária, melhorar a qualidade e reduzir os custos, para que a pecuária de leite seja mais lucrativa e proporcione mais qualidade de vida aos produtores”, disse Martins.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Umuarama, Antonio Carlos Favaro, destacou a importí¢ncia de cada parceiro nesta iniciativa – a Fundação Banco do Brasil, que patrocina a capacitação dos técnicos agropecuários que atuam no programa; a Amerios – responsável pela contratação dos técnicos, gestão junto aos municí­pios envolvidos e elaboração dos relatórios de acompanhamento; e as prefeituras das tríªs cidades, através das secretarias e departamentos de agricultura.
“Assim como temos o Programa Compra Direta, que vem produzindo ótimos resultados para os pequenos produtores de hortifrutigranjeiros, estendemos o apoio aos pecuaristas através do Pró-Leite (de iniciativa da Prefeitura), para criar condições de elevar a produção média diária de 130 para 300 litros nas mais de 150 propriedades rurais inseridas no programa. E o Balde Cheio é uma iniciativa paralela que vai levar assistíªncia técnica gratuita e inserir mais produtores neste esforço para fazer a produção local e regional deslanchar de vez”, avaliou o secretário.
Os benefí­cios do aumento da produção leiteira refletem desde o produtor rural, que aumenta sua lucratividade e renda, até a arrecadação municipal e o desempenho do comércio, que absorve o dinheiro ganho com a venda da produção. Outra mostra do sucesso do programa é o regresso de pessoas, geralmente filhos dos produtores, que haviam deixado o campo para trabalhar na cidade. Alguns casos já foram notados desde o iní­cio do Balde Cheio na região, em junho deste ano. Várias visitas foram feitas a propriedades consideradas modelo na pecuária leiteira, para que os pecuaristas interessados pudessem ver na prática os resultados da plicação das técnicas, desenvolvidas pela Embrapa.
Os técnicos repassam ao produtor um pacote de conhecimentos e tecnologias de produção intensiva, com conservação e manejo do solo, rotação de pastagens, utilização de cana-de-açúcar e ureia no perí­odo de seca, exames nos animais, técnicas de silagem, irrigação e adubação de pastagem, dentre outras. Com isso, obtém-se ganho significativo na produtividade, otimizando o espaço com técnicas simples e de baixo custo. “O maior resultado é o aumento da margem de lucro do produtor, í s vezes mais interessante que o aumento na produção”, acrescentou o gerente do BB em Umuarama, Sérgio Vercezi Filho.

PEROBAL E TUNEIRAS DO OESTE

Perobal e Tuneiras do Oeste tíªm metas de 20 produtores cada, envolvidos no projeto durante os dois anos de vigíªncia do convíªnio entre a Amerios, a Fundação BB e as prefeituras. Em Umuarama, 40 produtores de leite devem aderir, acompanhados pelos técnicos agropecuários João Evangelista Firmino (que já cadastrou 16 propriedades) e Henrique Marconi (13 propriedades). No total, 56 sí­tios e chácaras estão cadastrados no Balde Cheio, implantando as técnicas de aumento da produção e redução de custos. “O investimento que os pecuaristas devem fazer é bem pequeno. A técnica é que faz a diferença, quando bem aplicada, e a assistíªncia é oferecida pelo programa”, disse a assistente administrativa da Amerios que acompanha o projeto, Viviane Butarello. “Queremos atingir um patamar de produção que sustente a instalação de uma cooperativa. Essa é uma meta para a qual agregamos os bons resultados do Balde Cheio e também do Pró-Leite. A partir de 2014 a expectativa é armazenar adequadamente e vender a produção em conjunto e para 2015 queremos ter instalada uma cooperativa para orientar e acompanhar os produtores, receber o leite e encaminhá-lo para a indústria de laticí­nios, agregando valor ao produto e aumentando a lucratividade. Mas para isso, a produção precisa se desenvolver e esses projetos podem ser o caminho”, completou Favaro. Após a reunião, o secretário Fávaro, os técnicos agropecuários os representantes da Amerios e Banco do Brasil visitaram o Sí­tio Irmãos Berta, no quilí´metro 7 da rodovia PR 489, onde viram os resultados do programa Balde Cheio na prática, com a aplicação correta das técnicas disseminadas pelos profissionais e o ganho de produção do pecuarista João Batista Berta.
http://www.ilustrado.com.br/jornal/ExibeNoticia.aspx?NotID=45176&Not=Programa%20Balde%20Cheio%20j%C3%A1%20produz%20resultados%20positivos;%20produtores%20ainda%20podem%20aderir

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas