Professor mostra que #leite de saco é mais nutritivo que o de caixa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Gilton Lyra ainda mostrou como identificar leite adulterado. Para tomar leite direto da vaca, é preciso ferver antes.

 

 

 

O leite é fonte de cálcio e proteína e está presente no café da manhã de grande parte das famílias brasileiras. Isso porque o Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo. A bebida, que também é usada na fabricação de outros alimentos, como o queijo e a coalhada, foi tema da reportagem de química do Projeto Educação desta quarta-feira (20).

 

Para chegar à mesa das casas, o leite precisa passar por um processo chamado de pasteurização. “O leite passará pelo filtro, seguirá pela tubulação até entrar no dispositivo em que ele será aquecido a uma temperatura de cerca de 73 graus Celsius. E depois é rapidamente resfriado. Esse choque térmico vai matar os micro-organismos nocivos. O leite pasteurizado preserva quase todas suas propriedades e principalmente os micro-organismos benéficos, como os lactobacilos vivos”, comentou o professor Gilton Lyra.

 

O leite pasteurizado no processo descrito pelo professor é o do saquinho, que precisa ficar refrigerado, porque os lactobacilos podem acidificar, azedando o líquido. O leite de caixa, que não precisa ficar na geladeira, sofre o processo de ultrapasteurização. “A gente aquece numa temperatura que é quase que o dobro da comum por certo tempo e depois resfria. O problema da ultra é que também mata os micro-organismos benéficos e se perde um pouco do valor nutritivo do leite”, destacou Gilton.

 

 

Numa fazenda do município de Gravatá, Agreste pernambucano, o gado é reunido duas vezes por dia para a ordenha. Tudo é feito de forma mecânica, respeitando as normas de higiene. Mas a ordenha também pode ser feita de forma manual. “Consumir leite diretamente da vaca requer alguns cuidados. Tem de observar, conhecer o produtor, o animal e lembrar que há alguns micro-organismos nocivos. Precisamos de algum tratamento, uma fervura desse leite, com cautela para não perder valor nutritivo”, comentou o professor.

 

 

Alguns produtores menos honestos costumam adulterar o leite para ter mais lucro. Mas um teste simples ajuda a descobrir se o leite foi ou não adulterado. O professor colocou leite em dois copos; em um deles, colocou um pouco de água e acrescentou alguns pós, como açúcar, sal e amido de milho. Em seguida, ele acrescentou tintura de iodo (antisséptico comumente vendido em farmácias). “No leite sem adulteração, o iodo permanece com sua coloração castanha. No leite adulterado, o iodo fica mais escuro. E a presença do amido de milho pode comprometer bastante a qualidade. Além de diluir os nutrientes, pode fazer mal cru”, finalizou Gilton.

 

http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/11/professor-mostra-que-leite-de-saco-e-mais-nutritivo-que-o-de-caixa.html

 

 

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas