Produção leiteira nos Açores aumentou 12% no primeiro trimestre

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção leiteira nos Açores aumentou 12% no primeiro trimestre

A produção leiteira açoriana aumentou 5,4% no ano agrí­cola terminado em março, impulsionada pela subida de 12% registada no primeiro trimestre deste ano, revelou hoje o Serviço Regional de Estatí­stica (SREA).

De janeiro a março, o volume de leite entregue pelos produtores nas indústrias de laticí­nios das ilhas atingiu cerca de 143 milhões de litros, mais 15 milhões do que no perí­odo homólogo do ano passado.

Com um efetivo bovino que ronda os 250 mil animais, os Açores asseguram quase um terço da produção leiteira nacional, figurando o queijo e o leite em pó na lista das principais exportações da região.

Na ilha de S. Miguel, que concentra mais de metade do leite entregue para transformação, registou-se no primeiro trimestre um aumento de produção de 81 milhões para 90 milhões, verificando-se na Terceira um acréscimo de 34,8 milhões para 39,7 milhões de litros.

Nos primeiros tríªs meses do ano, a produção regional de carne de vaca – apurada em função do volume de abates nos matadouros das ilhas – também subiu, de 2659 para 2755 toneladas.

Diário Digital com Lusa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas