#Produção de silagens: O que podemos aprender com os argentinos?

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nos últimos tempos tivemos algumas oportunidades de visitar fazendas zootécnicas na Argentina e verificamos que, embora os paí­ses sejam vizinhos, a produção de silagens acaba sendo bastante distinta. No Brasil nós estocamos as forragens principalmente em silos horizontais (trincheira e superfí­cie), conforme reportado por Bernardes (2012), sendo que na Argentina os silos tubulares horizontais (silo bolsa) são os mais utilizados. No nosso paí­s, a minoria terceiriza os serviços de ensilagem (Bernardes, 2012) e o inverso ocorre por lá.

O cenário argentino se diferencia do brasileiro basicamente por dois motivos, os quais estão interligados:

1) Na Argentina há grande disponibilidade de maquinários, inclusive os de última geração, os quais possuem custo bem menos elevado que no Brasil. Por exemplo: somente 10% das fazendas brasileiras colhem forragem com autopropelidas.

2) Os terceirizadores, pelo fato de possuí­rem bons equipamentos, são bem treinados (capacitados) e oferecem serviços de alta qualidade aos pecuaristas.

Em 2009, nós escrevemos o artigo intitulado Silo Bag: uma interessante alternativa no armazenamento da silagem e comentamos sobre os aspectos positivos e negativos dessa modalidade de estocagem, apontando o alto custo dos maquinários e a lentidão no abastecimento e no desabastecimento do silo como as principais desvantagens.

Contudo, os argentinos não enfrentam essas barreiras, pois as embutidoras possuem preço acessí­vel e confeccionam bolsas (Figura 1) com dií¢metro de 9-10 pés (2,74-3,05 m), o que praticamente não existe no Brasil. Com bolsas de maior dií¢metro é possí­vel fazer a remoção da silagem de forma mecí¢nica, utilizando os «mixers» adaptados ao silo bag. No nosso paí­s as bolsas possuem 1,8 m, o que permite somente o desabastecimento de forma manual ou com uso de pás carregadeiras, equipamento não recomendável para este tipo de tarefa.

Outro fato que nos chama a atenção é o grau de treinamento do grupo que opera os serviços e a qualidade com que estes são prestados í s fazendas. No último Congresso sobre Conservação de Forragens e Nutrição (VI Congreso de Conservación de Forrajes y Nutrición), realizado em Rosario, dezenas de operadores estavam presentes, os quais interagiam de diversas formas com o público (pesquisadores; empresas).

Embora aqui no Brasil a terceirização tenha aumentado em quantidade e qualidade (mais em quantidade do que em qualidade) é muito comum ouvirmos relatos de produtores, por exemplo, que muitos operadores não acionam o dispositivo de rompimento de grãos (craker) das colhedoras autopropelidas com o objetivo da colheita se tornar mais rápida. Isso é algo inadmissí­vel porque os grãos das silagens de milho e sorgo devem ser quebrados para que o amido seja mais bem aproveitado pelo animal. De fato, no levantamento realizado junto a 272 produtores de leite de todo Brasil, muitos apontaram a caríªncia de serviços terceirizados qualificados como uma das barreiras para se produzir silagens.

Dessa forma, gostarí­amos de destacar que as máquinas no nosso paí­s necessitam ter preços mais acessí­veis e o pagamento delas precisa ser mais facilitado. O Brasil é um paí­s que cresce na agropecuária, como destacam com frequíªncia os meios de comunicação, contudo o acesso aos equipamentos ainda é um entrave. Além deste fato, os serviços terceirizados precisam aumentar em número para atender os milhões de fazendas zootécnicas que possuí­mos, porém estes precisam também crescer em qualidade e, a forma mais fácil de encontrar o caminho é capacitando a equipe prestadora.

Por Rafael Camargo do Amaral e Thiago Fernandes Bernardes

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas