Produção de leite no Nordeste cresce no 2º trimestre

Sergipe foi o estado que alcançou o maior crescimento.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Um levantamento feito pelo Sebrae com base nos dados do IBGE mostra que a produção de leite na Região Nordeste cresceu 20,9% no segundo trimestre de 2014 em relação ao mesmo período do ano passado. O volume de leite atingiu a marca de 328,8 milhões de litros, ante os 271.9 milhões registrados em 2013.

A Bahia foi o estado que mais contribuiu para esse crescimento, passando de 78,3 milhões de litros nos três primeiros meses do ano para 93,7 milhões no segundo trimestre. O estado do Ceará, por sua vez, alcançou o segundo lugar no ranking de produção, passando de 54,6 milhões para 66,8 milhões durante o mesmo período.

Em termos percentuais, Sergipe foi a unidade da federação que alcançou o maior crescimento. A produção de leite no estado cresceu 45,8% entre os dois trimestres, alcançando a marca de 38,8 milhões de litros. A Paraíba ficou logo atrás, com um crescimento de 35,2% na quantidade de leite produzido, atingindo a marca de 13,3 milhões de litros.

Apesar do crescimento, muitos produtores ainda encontram dificuldades para continuar elevando a produção por conta das estiagens registradas todos os anos na região Nordeste. Para discutir as perspectivas do setor de setor do leite na nos próximos anos pesquisadores, empresários, estudantes e produtores rurais estarão em Sergipe entre os dias 5 e 7 de novembro participando do XII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel).

“Iremos reunir representantes de toda a cadeia do leite para avaliar como o setor pode continuar sendo competitivo mesmo com condições climáticas tão desfavoráveis.  O debate passa por questões relacionadas à adoção de novas tecnologias, melhoramento genético e outras questões que possam estimular a produção”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Lauro Vasconcelos.

Programação

Na estrutura montada no Centro de Convenções, haverá espaços para discussões sobre a bovinocultura e caprinocultura, além de cursos e palestras sobre temas relacionados às duas atividades.

O evento também contará com um concurso de queijos e a oferta de clínicas tecnológicas sobre o cultivo intensivo da palma, ministradas pelo consultor do Sebrae, Paulo Suassuna. O público terá a oportunidade ainda de acompanhar exposições de equipamentos, embalagens, insumos, vitrines de lácteos e oficinas de fabricação de leite e derivados.

As inscrições para o Enel são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico www.enelsergipe.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79)2106-7780 e pelo email enelsergipe@se.sebrae.com.br. O  XII Enel é promovido pelo Sebrae e conta com o apoio do Governo do Estado e da Federação da Agricultura do Estado de Sergipe (Faese).

 

Fonte: Infonet

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas