Produção de leite mais que dobrou nos últimos 15 anos no Brasil

Em 2014, foram captados 24,7 bilhões de litros, informa o IBGE, volume que supera também em 5% o de 2013. Importante ainda é que, excetuando a região Norte, em todas as outras houve aumento da produção de leite.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

Leite: produção dobra

A produção de leite mais que dobrou nos últimos 15 anos no Brasil. Em 2014, foram captados 24,7 bilhões de litros, informa o IBGE, volume que supera também em 5% o de 2013. Importante ainda é que, excetuando a região Norte, em todas as outras houve aumento da produção de leite.

Esse salto de produção nos últimos anos acontece num contexto de diminuição no número de pecuaristas. São conhecidas as liquidações de gado nos últimos anos feitos pela empresa leiloeira Embral. O que tem aumentado consideravelmente é a produtividade do rebanho e isso tem sido decisivo, como assegura meu velho conhecido Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil e também fazendeiro.

Encontro foca a recria

Já em sua décima edição, o Encontro de Confinamento da Scot Consultoria vai abordar agora também a recria, me adianta Alcides Torres, diretor da Scot. “Os altos patamares de preços da arroba em 2014 podem ter iludido o confinador de que 2015 seria um ano de ventos bons e calmos para a atividade, porém a escassez e os altos preços do boi magro tornaram-se motivos de preocupação.”, afirma Alcides. A Scot convidou gente de peso para debater a recria, como Sergio De Zen, do Cepea/USP e Moacyr Corsi, da Esalq/USP.

“É uma excelente oportunidade para quem produz o boi magro entender as necessidades do confinamento e, para os confinadores, entender o processo de produção de sua matéria-prima”, acentua Alcides.

O encontro acontece em Ribeirão Preto (SP) nos dias 14, 15 e 16 de abril sendo que o primeiro dia é totalmente dedicado à recria.

Circuito ExpoCorte

Quem manda notícia é Carla Tucílio, executiva que está à frente do Circuito ExpoCorte. A primeira etapa do evento, no início deste mês, em Cuiabá (MT) teve participação de mais de 1.100 pessoas. Segundo Carla, pelo menos 900 delas são pecuaristas, o que demonstra o interesse pelo evento onde são debatidos os temas mais importantes da pecuária de corte.

CFM fatura 50% a mais

Agora aos leilões. O virtual CFM vendeu mais de R$ 1 milhão no dia 17 último. Foram comercializados 180 touros nelores pela boa média de R$ 5.556. Veja o que me disse Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM: “Foi um dos leilões virtuais mais rápidos da CFM, com muita agilidade e várias disputas de clientes, mostrando a força e o alto interesse do mercado pelos touros CFM. A venda do leilão virtual deste ano superou em 32% o volume ofertado ano passado e ainda assim com faturamento 50% superior, mostrando o ótimo momento da pecuária para investimentos em genética.”

Lançamento da ExpoZebu

O presidente da ABCZ, Luiz Claudio Paranhos, informa que no dia 9 de abril, no auditório da Dow Agrosciences, em São Paulo, a partir das 9:30 horas, haverá lançamento da ExpoZebu 2015, que acontece no período de 3 a 10 de maio, em Uberaba, Minas Gerais. Segundo Luiz Claudio, o Cau, este ano a ExpoZebu vai “bombar” acompanhando a excelente fase da pecuária de corte brasileira.

No mesmo dia 9 de abril, a partir das 13:30 horas, a ABCZ promove a etapa de São Paulo do Circuito de Melhoramento Genético Zebuíno (PMGZ).

http://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2015/03/producao-de-leite-mais-que-dobrou-nos-ultimos-15-anos-no-brasil.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas