Produção de leite é destaque na EXPOESTE 2015

Torneio de Ordenha premiou animais de maior produção das raças Jersey e Holandesa
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Torneio de Ordenha premiou animais de maior produção das raças Jersey e Holandesa

No fim de semana, os pavilhões de bovinos da EXPOESTE 2015 foram cenário para o Torneio de Ordenha, que premiou os animais de maior produção das raças Jersey e Holandesa. A competição fez parte da programação da EXPOMERCO, que ocorreu em paralelo à EXPOESTE, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó.

O Torneio, que consistiu em três ordenhas a cada oito horas, foi coordenado pelo técnico agropecuário Vanderlei Dalvesco, da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB). «Para cada raça houve a diferenciação entre as categorias jovem – até 36 meses – e adulta. Também, como forma de garantir que nenhum animal usou medicamentos proibidos, após cada ordenha, o leite era pesado e uma amostra seguia para análise», explica.

A grande campeã jovem da raça Jersey produziu 28,310 quilos de leite e a adulta 27,155 quilos. Já na raça Holandesa, a campeã jovem produziu 34,291 quilos e a adulta, 57,225 quilos. «Em condições normais de temperatura e pressão, um litro de água destilada equivale a um quilo. O leite, porém, possui uma parte composta por sólidos que influenciam no processo, tornando-o mais pesado que a água. Para que haja maior precisão no momento do produtor receber pela produção do seu rebanho, o leite é medido em quilos, e não em litros», ressalta Dalvesco.

Victor Sopelsa, de Irani, é proprietário das campeãs da raça Jersey e está no ramo há 38 anos. Ele acredita que competições como essa devem ser mais valorizadas. «Feiras como a EXPOESTE servem de vitrine para todo o Estado. Mesmo após o fim do evento, grandes negócios são fechados graças a oportunidade que a exposição proporciona», afirma.

Para Fernando Sarvacinski, de Chapecó, que trabalha com bovinocultura de leite há 35 anos e é proprietário da campeã adulta da raça Holandesa, a cada ano, a competição se torna mais difícil, pois a preparação dos participantes é maior.

O produtor e proprietário da jovem campeã da raça Holandesa, Dari Nonnemacher, de São José do Cedro, acredita que apesar do estresse provocado pela mudança na rotina dos animais, o resultado foi excelente. «Os organizadores também estão de parabéns. As pesagens foram aferidas corretamente e houve pouca diferença entre o primeiro e segundo lugar, além disso, os animais foram muito bem tratados e receberam os cuidados adequados», enfatiza.

EXPOESTE

A EXPOESTE 2015 foi uma organização da Latina Feiras, Agência T12, Batistello Produções e Eventos, Inteleco, Sul Eventos, Vale do Sol, BS Audio, Inviolável, MB Comunicação e uma promoção da ACCB, Faesc, Núcleo de Criadores de Bovinos de Chapecó e Sebrae/SC. Contou com o apoio da JCI Chapecó, Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo do Oeste Catarinense, Rotary, Verde Vida, SAC, Sincravesc, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Agricultura, Prefeitura de Chapecó, UFFS, Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca, do Governo do Estado de Santa Catarina, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Governo Federal, UCEFF, Udesc, Unochapecó e Unoesc. Patrocínio da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Brahma e Chapecó Aqui Tudo Acontece.

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas