#Produção de leite deve aumentar 70% no perí­odo chuvoso

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o iní­cio do perí­odo de chuva, criadores de gado de leite começam a se preparar para aumento certo na sua produção. A expectativa, segundo técnicos da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, com a chegada das águas, é que a produção leiteira aumente em cerca de 70%, em comparação com o perí­odo de estiagem. Isto porque no perí­odo chuvoso há uma natural recuperação de pastagens, aumentando a oferta de alimento para o rebanho.

De acordo com a médica veterinária da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Arlete Mascarenhas, as chuvas fortalecem as pastagens, aumentando o volume de nutrientes e fortalecendo o rebanho. No entanto, mesmo com a chegada de um perí­odo farto para o gado, é preciso que produtores se planejem, visando í  baixa-temporada do próximo ano.

Segundo Arlete, medidas simples como o cultivo de cana, microssilagem ou outras espécies de capim que possam ser usados como forragem de corte, auxiliam produtores a manter seus rebanhos sadios mesmo nos dias mais secos. â€œí‰ preciso manter um planejamento. Agora é o momento de fazer a manutenção das pastagens visando o perí­odo de seca”, completou.

Medidas preventivas

Para a veterinária, para uma otimização na produção de leite, criadores de gado podem tomar algumas precauções com relação í  saúde de seu rebanho. De acordo com Arlete, os principais cuidados devem ser no sentido de manter em dia o calendário profilático do gado (vacinas) e a constante higienização das instalações, como salas de ordenha e bezerreiros. Além disso, mesmo sendo complicado, a especialista destacou a necessidade de se evitar a constante exposição de bezerros leiteiros í  forte umidade bastante caracterí­stica deste perí­odo.

Dentre os principais problemas que podem afetar o gado neste perí­odo, estão doenças como a pneumonia e a gastroenterite verminótica – que é desenvolvida a partir da ingestão de larvas depositadas entre as folhas nos pastos. Para a veterinária, é preciso que o produtor fique atento í  saúde de seu rebanho, assim como da pastagem em sua propriedade. “Se não houver um cuidado para manter o rebanho sadio, não existe fartura no pasto que garanta aumento na produção”, alertou.
http://surgiu.com.br/noticia/54534/producao-de-leite-deve-aumentar-70-no-periodo-chuvoso8207.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas