# Produção de Leite de Santa Terezinha será discutida em Seminário

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Com o objetivo de dinamizar a Cadeia Produtiva do Leite, a Prefeitura de Santa Terezinha do Tocantins, com o apoio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, realiza nesta sexta-feira, dia 17, o primeiro Seminário Regional da Cadeia Produtiva do Leite no municí­pio.

O evento tem como tema: “Dinamizar a cadeia produtiva do leite: desafios e soluções” e acontecerá no Centro de Convivíªncia Social. A expectativa é que participem produtores rurais, representantes de empresas de ATER – Assistíªncia Técnica Rural, de associações, de instituições de ensino e demais segmentos da sociedade.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Luiz Sayão Lobato, o objetivo do seminário é de fomentar a cadeia. “Ao promover o seminário a Prefeitura e demais instituições visam ainda atender a demanda das agroindústrias do setor, no sentido de ampliar a produção leiteira no Estado”, argumenta.

Segundo Lobato, atualmente são captados apenas dois mil litros/dias na região e a empresa possui capacidade mí­nima de seis mil. “A região corresponde a 13 municí­pios, e como existe a demanda, os produtores podem se mobilizar e aumentar a produtividade, já que o laticí­nio tem capacidade máxima de 40 mil litros. Por isso a importí¢ncia de fomentar eventos como este, que além de levar informação também promovem a interação e a troca de experiíªncia entre os produtores”, reforça o coordenador.

Para a secretária da Agricultura de Santa Terezinha, Francinalva Socorro Silva, com essa ação serão priorizadas as ações de Desenvolvimento Rural Sustentável, visando í  qualificação e fortalecimento da cadeia produtiva, gerando renda e qualidade de vida. “Vamos mostrar aos produtores que a instalação do laticí­nio é uma ação para o presente. Só ainda não aconteceu por falta da oferta diária mí­nima do leite da região”, explica.

Parceiros

Também são parceiros do evento o Laticí­nio Hojuara e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas do Tocantins.

Programação

7h30 – Inscrições

8h30 – Abertura Oficial

9h – Painel: Resgate Histórico – João Araújo

10h – Palestra: “Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro: IATF” – Caio Júnior Alves Ferraz – Méd.
Veterinário da empresa Clivat – Palmas;

11h – Palestra: ”Intensificação da Produção Leiteira” – Nilda Távora – Méd. Veterinária Ruraltins/Araguaí­na;
14h – Palestra: ”Manejo de Pastagem e Uso da Cana com Uréia na í‰poca da Seca” – José Neuman Miranda Neiva – Zootecnista, DSc. em Zootecnia. UFT – Araguaí­na.

16h – Trabalho de Grupo – Questionamentos: Quais as estratégias que deverão ser adotadas para que o produtor tenha maior produção, melhor qualidade, mais rentabilidadesustentabilidade?

16h45 – Eleição de Representantes Municipais para Formação do Grupo de Trabalho da Bacia Leiteira de Santa Terezinha do Tocantins e Região.

17h – Encerramento
http://surgiu.com.br/noticia/45843/producao-de-leite-de-santa-terezinha-sera-discutida-em-seminario-nesta-sexta.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas