Produção de leite crescerá 27,6% até 2025

Produção brasileira deve chegar a 47,5 bilhões de litros na próxima década
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Produção brasileira deve chegar a 47,5 bilhões de litros na próxima década

Nos próximos dez anos a produção brasileira de leite deverá crescer a uma taxa anual entre 2,4% e 3,3% e passar de 37,2 bilhões de litros em 2015 para 47,5 bilhões de litros em 2025, incremento de 27,6%, podendo chegar a 52,7 bilhões de litros caso atinja o máximo projetado. Os dados são parte do levantamento Projeções do Agronegócio, publicado pelo Mapa em seu site.

O estudo informa que, de acordo com a Embrapa Gado de Leite, é pouco provável que o Brasil mantenha a taxa de crescimento médio da produção dos últimos anos, de 4,5% ao ano. Embora a demanda por lácteos no país tenha sido o principal estímulo para os recentes aumentos de produção, no curto/médio prazo a conjuntura macroeconômica indica uma retração na capacidade de crescimento do consumo dos brasileiros.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que os preços domésticos de leite e derivados devem elevar-se de 6% a 8% nos próximos dez anos. O consumo está estimado para crescer 26,5% no período, para 47,6 bilhões de litros, acompanhando a projeção de produção nacional.

A importação deve passar de 698 milhões de litros, projetada para 2015, para 435 milhões de litros em 2025, recuo de 37,6%. Já a exportação em dez anos deve crescer de 508 milhões de litros, estimada para este ano, para 748 milhões de litros em 2025, incremento de 47,2%.
Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas