#Produção de leite cresce 6,4% no Sul e supera a média nacional, de 4,5%

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A produção de leite na região Sul vem superando a média nacional. Em 2011, a evolução foi de 6,4%, acima dos 4,5% da média nacional.

Esse aumento ocorre devido í  elevação de investimentos dos produtores em tecnologia e í  preocupação com indicadores zootécnicos.

A avaliação é de Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil. Para ele, esse cenário permitiu também um relevante aumento na produção média de leite por cabeça de gado.

«Na região Sul, são produzidos 2.471 litros de leite por ano por vaca. Em Minas Gerais, cada animal produz cerca de 1.555 litros», diz Rubez.

Com a evolução registrada nos últimos anos, a região Sul já detém 32% da produção nacional de leite, acima dos 27% de Minas Gerais, importante Estado produtor.

A região Sul não só tem evolução na produção como também no consumo de leite. A média de consumo nos tríªs Estados do Sul soma 105 litros por pessoa, acima dos 81 litros de Minas Gerais.

A Leite Brasil chegou a esses dados com base nas informações da pesquisa da Produção da Pecuária Municipal divulgadas pelo IBGE.

*
ABISMO FISCAL O mercado de commodities está de olho nas negociações polí­ticas nos EUA, que precisam resolver os problemas fiscais e de investimentos do paí­s.

ALENTO Uma solução positiva daria novo alento ao mercado devido í s perspectivas de melhora da economia norte-americana, que tem grande influíªncia na mundial.

O PRIMEIRO O mercado aposta que os primeiros frigorí­ficos a serem liderados pela Rússia serão os de carne bovina.

NECESSIDADE Os russos são mais dependentes dessa proteí­na. Além disso, buscam autossuficiíªncia nas carnes de frango e suí­na.

*
Safra de café pode recuar 25% em área da Cooxupé

A safra de café deverá recuar 25% na área da Cooxupé em 2013. Pesquisa feita por técnicos da cooperativa aponta que a produção da região recuará para 7,3 milhões de sacas, após ter atingido 9,7 milhões neste ano.

Um dos principais motivos da queda é o efeito bienalidade. Ciclicamente, após uma boa safra de café vem outra com volume menor.

A pesquisa da Cooxupé foi feita após a florada dos cafezais e no perí­odo em que as lavouras se encontram na fase chamada de «chumbinho».

A Cooxupé tem 12 mil produtores no sul de Minas, no Cerrado Mineiro e em parte do Estado de São Paulo.

Carlos Paulino da Costa, presidente da cooperativa, diz que o paí­s precisa ficar atento a essa quebra.

Produtos agrí­colas tíªm queda de preço no atacado

Os produtos agrí­colas voltaram a pesar menos no bolso dos consumidores. O IGP-M índice Geral de Preços do Mercado) da FGV deste míªs indicou que os produtos agrí­colas, após ter registrado deflação de 0,57% em outubro, caí­ram 0,41% no atacado em novembro.

Segundo analistas da Rosenberg Associados, esse resultado indica o fim da correção dos preços agrí­colas, que tinham registrado forte aceleração em meados do ano.

As perspectivas de produção agrí­cola melhor na nova safra serviram para recolocar os aumentos dos produtos nos patamares anteriores.

A FGV verificou várias quedas de preços no setor. Entre elas: soja, café e tomate.
http://www.jornalfloripa.com.br/economia/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=15137

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas