#Problemas de casco são os principais riscos na pecuária leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Prevenção evita descarte e custos com animais.A pecuária leiteira cresce a cada dia. Conforme dados divulgados pela Associação Leite Brasil foram produzidos 31 bilhões de litros de leite em 2011, incremento de 1% em relação a 2010.A previsão para 2012 é um aumento de 4%, em decorríªncia da demanda interna e crescimento das exportações, que devem aumentar 15% em relação ao ano anterior, chegando a 362 milhões de litros de leite exportados.

Para atender a esta forte demanda os pecuaristas precisam ficar atentos a um dos principais problemas da atividade leiteira – o casco. Doenças como: dermatite digital (DDP), flegmão, laminite, úlcera de sola, tiloma (gabarro), pododermatite séptica (broca, abcesso subsolear), podem comprometer a produtividade dos bovinos, ocasionar novas doenças como mastite (ocasionada pelo aumento do tempo em que o animal encontra-se deitado) e até levá-lo ao descarte. Alguns sinais indicam que problemas podem estar ocorrendo nas solas dos animais: dificuldade de locomoção, queda na produção de leite e aumento da temperatura dos cascos.

Animais que sofrem com “manqueira” estão predispostos ao aumento da incidíªncia de retenção de placenta e metrite; repetição de cio; perdas com síªmen; custos com medicamentos e veterinário; descarte do leite pelo uso de antibióticos e perda de peso pela baixa ingestão de alimento.

Uma das formas de evitar prejuí­zos futuros é a realização do casqueamento preventivo tríªs vezes ao ano. í‰ importante ressaltar que a verificação do escore de locomoção semanal é o que permite decidir o momento adequado para casquear. Estes procedimentos aliados ao uso do pedilúvio diminuem em até 90% as principais doenças de casco. Não adianta fazer apenas a medicação ou o pedilúvio se não for feito um casqueamento correto, pois em seguida o animal voltará com o mesmo problema apresentado.

“Hoje, a grande dificuldade vista nos criatórios brasileiros é a ausíªncia de casqueamento pela falta de equipamento adequado. O tronco manual causa desgaste do casqueador e do animal. Trouxemos para o Brasil um equipamento hidráulico para contenção de bovinos, que possibilita um cuidado melhor com o touro ou vaca pela facilidade do manejo. O CASTRONC possibilita casquear 60 animais ou mais, enquanto da forma convencional apenas 20”, ressalta Nicolaas Nienhuys, diretor presidente da ITC DO BRASIL.

O casqueamento realizado da maneira adequada oferece bem-estar, corrige as imperfeições e facilita a locomoção do animal para se alimentar, permitindo que fique em pé sem desconforto. Evita possí­veis doenças, possibilita melhor qualidade dos membros, um dos aspectos levados em conta para animais julgados em pista. Em bovinos adultos é possí­vel corrigir pequenas imperfeições nos aprumos, já nos bezerros há possibilidade de reparar estas deficiíªncias. Todos estes cuidados reduzem o registro de doenças relacionadas ao casco, proporcionam maior lucratividade na produção e com o uso do CASTRONC este procedimento é muito mais eficiente.
Fonte: Revista Fator

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas