Presidente da Aurora defende eliminação do mercado de empresas que adulteraram leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Do presidente da Aurora, Mário Lanznaster, sobre a adulteração de leite por empresas do oeste de Santa Catarina e Rio Grande do Sul:

“Nós somos obcecados pela qualidade do leite, por isso, indignamo-nos quando surgem notícias sobe fraudes cometidas no processo de elaboração e produção de leite e outros produtos lácteos vendidos no mercado brasileiro. Defendemos que pessoas e empresas envolvidas com fraude no leite sejam afastadas e proibidas de voltar a operar com esse sensível setor. Quem colocou a saúde de crianças, jovens e idosos em risco para aumentar seus lucros falsificando o leite não deve e não pode continuar na atividade. Somente dessa forma chegaremos à purificação do setor produtivo

Além de ser essencial para a nutrição humana, o leite tem grande importância social e econômica para Santa Catarina: é produzido por 60.000 produtores rurais e está presente em 80% dos estabelecimentos com até 50 hectares. O sucesso ou o fracasso econômico da atividade leiteira reflete-se de imediato no cotidiano de vasta parcela da população catarinense. A produção de leite tornou-se uma atividade em expansão contínua, impulsionando Santa Catarina para tornar-se a maior bacia leiteira do Brasil.

Ações desenvolvidas em várias frentes garantem a qualidade almejada. De um lado, fortes investimentos em capacitação e treinamento foram viabilizados nos últimos dez anos pelas cooperativas em parceria com Senar, Sebrae e Sescoop para profissionalização dos produtores rurais e demais atores da cadeia produtiva do leite. Investiu-se no melhoramento genético dos rebanhos e na erradicação da doenças que acometiam o gado leiteiro.

Na área industrial, as cooperativas do sistema Aurora construíram em 2008 a mais avançada indústria de lácteos do Brasil em Pinhalzinho. Ali, em 2010, deram um notável exemplo vanguardismo em escala mundial: o sistema ativo de rastreabilidade, que garante o monitoramento do processo produtivo, além do controle dos parâmetros de qualidade em tempo real.

A rastreabilidade é uma ferramenta essencial para a verificação dos atributos de credibilidade perante produtores, clientes, fornecedores e consumidores. Tornou-se um indicador de segurança alimentar ao rastrear o produto desde o campo até a mesa do consumidor. Com a rastreabilidade, as informações são relacionadas a cada caixinha de leite, e não a um lote. Esse é o exemplo de seriedade e segurança das cooperativas.”

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas