Prefeitura e Empaer promovem dia especial sobre ensilagem na comunidade Cidade Morena

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No dia 17 de maio de 2012 na Cidade Morena foi realizado “Dia especial” sobre ensilagem, na propriedade da famí­lia do SR.Guerino Eichemberg, organizado pelos agricultores da comunidade local, pela Prefeitura Municipal e Empaer. O evento contou com a participação de agricultores representando as comunidades da Conselvan, Lontra, Rio Branco e Cidade Morena, além da coordenação regional da EMPAER e Secretaria Municipal de desenvolvimento Econí´mico.
O objetivo do evento é oportunizar aos agricultores opções de melhorarem sua produção, e dar continuidade aos trabalhos de fortalecimento da cadeia do leite, que produz em Aripuanã 25mil litros diariamente.

O Secratário Roberto Ruiz salienta que essa produção provém quase 100% da Agricultura Familiar, “As polí­ticas públicas para esse segmento estão possibilitando opção de geração de renda, quando não a única, para os agricultores e familiares em Aripuanã.”

Ainda segundo o Roberto desde o segundo semestre de 2009 até final de 2011, foram liberados através do PRONAF MAIS ALIMENTOS, mais de R$ 5.420.000,00 para aquisição de matrizes, trituradores, ordenhadeiras, resfriadores e “custeio” da atividade, desta forma, a capacidade de granelização (leite em resfriadores), que em 2009 não passavam de 5.000 litros por dia, hoje já ultrapassam os 55.000 litros/dia.

Na oportunidade os agricultores puderam observar o sistema de colheita e ensilagem de milho. Prática que os agricultores da Cidade Morena estão aprovando o que proporcionou ao produtor mais rentabilidade na lavoura, conseguindo fazer duas safras de milho em um mesmo ano.

O secretário Roberto lembrou que as práticas de instalação da lavoura e o processo de ensilagem de milho estão sendo viabilizadas por que a Prefeitura vem disponibilizando tratores, implementos, tratoristas e acompanhamento técnico

Segundo o Prefeito Municipal Carlos Roberto Torremocha  “a Prefeitura Municipal não mede esforços para ver consolidada a cadeia produtiva do leite, principalmente por que é uma opção de renda para os agricultores familiares que até então não tinham uma cadeia organizada.”

Fonte: Da Assessoria

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas