Preços de carne e #leite resistem mais à queda

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

 

O preço dos alimentos é responsável por mais da metade do IPCA, inflação oficial

 

A inflação dos alimentos, responsável por mais da metade do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 0,92% em março, pode não ter efeito temporário. Alguns produtos agrícolas têm mostrado resistência na alta, o que, na opinião do coordenador de Projetos do Centro de Estudos Agrícolas da FGV (Fundação Getulio Vargas), Mauro Lopes, derruba a avaliação que parece predominante no governo de que há sinais de acomodação dos preços dos alimentos.

 

«Produtos como a carne e o leite há tempos estão com seus preços em trajetória de alta. Os itens de hortifrútis, sim, são sazonais, mas a carne, especialmente a bovina, e laticínios não são mais», disse Lopes na última quinta-feira (10), no Fórum Estadão — Brasil Competitivo: «A Sustentabilidade no Campo II».

 

Atacado

 

De acordo com o especialista, os índices que medem os preços ao produtor indicavam alta no atacado. Para o produtor paulista, por exemplo, os preços do boi gordo subiram 10% desde o início do ano. Já no atacado com osso, as peças acumularam alta de quase 20% no período.

 

Leia mais notícias de Economia e ajuste suas contas

 

Lopes atribui a pressão de alta da carne bovina ao aumento da renda do brasileiro, com programas de transferência de renda e reajustes do salário mínimo. «Não sou contra as políticas sociais, mas há um preço, que é o aumento do consumo e da inflação. Tem essa pressão e a melhor coisa que se pode fazer é o governo não atrapalhar. Mas nós estamos vivendo, sim, pressão de alimentos, com uma ‘inflação’ de demanda.»

 

Exportação

 

O engenheiro agrônomo e sócio da MB Agro, José Carlos Hausknecht, lembrou que não é apenas a demanda interna que sustenta os preços da carne bovina. «Há uma procura externa muito grande, ainda mais em um cenário no qual nossos principais concorrentes, como Estados Unidos e Austrália, estão com problemas de fornecimento da matéria-prima.» A melhor remuneração no exterior acaba influenciando nos preços do produto no mercado interno. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

http://noticias.r7.com/economia/precos-de-carne-e-leite-resistem-mais-a-queda-11042014

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas