# Preços ao produtor sobem 1,19% em julho, apura IBGE

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE), registrou alta de 1,19% em julho. No míªs anterior, a taxa ficou em 1,32%. No acumulado do ano, o indicador teve alta de 2,77%, e, em 12 meses, de 4,96%.

As altas registradas em junho e julho são as maiores observadas desde maio de 2012 (1,69%). O IPP mede a evolução dos preços de produtos na «porta da fábrica», sem impostos e fretes, de 23 setores da indústria de transformação.

Em julho, 18 das 23 atividades apresentaram alta de preços. Em junho, foram 19. As principais altas foram de outros produtos quí­micos (2,73%), fumo (2,62%), alimentos (2,57%) e produtos de metal (2,21%).

Entre essas altas, os segmentos que mais contribuí­ram para a subida do í­ndice foram alimentos (contribuição de 0,5 ponto porcentual) e outros produtos quí­micos (0,3 ponto porcentual). No item de Alimentos pesaram principalmente as produções de Resí­duos da extração de soja e sucos concentrados de laranja, influenciados sobretudo pela desvalorização do dólar. Farinha de trigo, e Leite esterilizado/UHT/longa vida também tiveram peso importante na variação mensal.

No acumulado do ano, as principais variações foram de fumo (9,71%), papel e celulose (8,08%), tíªxtil (7,10%) e metalurgia (5,44%). Os segmentos também representaram as principais altas no acumulado de 12 meses.
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/127588_PRECOS+AO+PRODUTOR+SOBEM+119+EM+JULHO+APURA+IBGE

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas