#Preço médio pago ao produtor sobe 2,64% em fevereiro em MT

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Apesar da valorização no poder de compra de ração, produtor perdeu com reajuste do salário

O oeste de Mato Grosso foi a região que mais contribuiu ño volume total de captação de leite no Estado: 31% (Foto: Shutterstock)
O preço médio mensal do litro do leite pago ao produtor mato-grossense (R$ 0,65) subiu 2,64% em fevereiro em relação a janeiro. Na comparação com o mesmo míªs do ano passado, houve queda de 2,5%.

De acordo com boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), com essa valorização, o poder de compra do pecuarista em relação í  ração concentrada (60% milho e 40% farelo de soja) melhorou em 13,7% no míªs. Isso significa que com um litro de leite vendido í  indústria, o pecuarista pí´de adquirir 645g de ração em janeiro, contra 568g em dezembro do ano passado.

Por outro lado, o reajuste de 9% no salário mí­nimo bruto pesou nos custos dos produtores que precisam manter seus funcionários: estão despendendo 60 litros, em média, a mais por míªs para o pagamento do mesmo salário mí­nimo.

Segundo informações levantadas junto aos laticí­nios, há tendíªncia de que os preços se mantenham estáveis para o próximo pagamento.
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI332589-18530,00-PRECO+MEDIO+PAGO+AO+PRODUTOR+SOBE+EM+FEVEREIRO+EM+MT.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas