Pouca chuva prejudica produção de leite em Barra Mansa, no Sul do Rio

'Sem água, com pouca água, o gado cai a produção', diz produtor. Alternativa é separar o pasto em módulos e plantar tipos de capim diferentes.
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

A chuva dos últimos dias não tem sido suficiente para dar tranquilidade aos produtores de leite de Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro. «Sem água, com pouca água, o gado cai a produção, dá menos leite. Não adianta ter o alimento e não ter água. Não vai suprir a sede do animal», disse o produtor Oswaldo Nogueira.

Segundo o Sindicato Rural, a seca nos primeiros meses do ano pode causar problemas ainda mais graves. «Era para estar chovendo para a gente estar garantindo para o período de seca. Vai prejudicar muito na época que seria a época da seca, no meio do ano. Época de estiagem. Infelizmente o custo é repassado para o varejo «, disse o agrônomo André Mendes.

Para os produtores, uma das alternativas é separar o pasto em módulos e plantar em cada parte um tipo de capim diferente. Com a separação, o gado se alimentar melhor em áreas menores, garantindo a estabilidade da produção. «Graças a Deus não podemos reclamar, não. Estamos satisfeitos com a propriedade, que está gerando renda», disse Osvaldo da Silva, que colocou a medida em prática.

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/02/pouca-chuva-prejudica-producao-de-leite-em-barra-mansa-no-sul-do-rio.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas