Portugal: Contratos Governo quer subir preços do leite ao produtor

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, afirmou hoje o empenho do Governo em conseguir o aumento dos preços do leite ao produtor através de contratos obrigatórios para o setor.

Portugal não está ainda acompanhar a “recuperação do preço ao ní­vel europeu” sentindo-se uma dificuldade de transmissão do aumento de custos de produção no preço [do leite]” devido, entre outros fatores, “ao aumento dos custos de energia”, reconheceu hoje o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, durante a visita í  feira nacional de Agricultura.

No certame dedicado ao setor agrí­cola, os produtores de leite são a fileira que mais queixas tem transmitido aos membros do Governo, contestando o aumento dos custos de produção e os baixos custos pagos ao produtor.

Uma situação que José Diogo Albuquerque afirmou í  Lusa estar empenhado em resolver, através da instauração de “contratos obrigatórios no setor do leite” com o objetivo “conseguir que o leite deixe de ser aquele produto chamariz que está na prateleira do supermercado a um preço barato para atrair outros produtos”.

Exceção feita ao leite, o governante manifestou, durante a visita ao certame, satisfação pelos resultados obtidos pelo setor agrí­cola no último ano em que “foi o [setor] que cresceu completamente em contraciclo, as exportações aumentaram em 8%, o défice da nossa balança comercial diminui em 500 mil milhões de euros e, portanto está no bom caminho”, afirmou o secretário de Estado durante a visita í  Feira Nacional da Agricultura.

José Diogo Albuquerque atribui o bom desempenho do setor ao “regresso í s economias de bens transacionáveis”, destacando, dentro do setor agrí­cola, resultados como os obtidos na fileira do vinho, com “exportações acima do 40%”, no azeite “que é hoje autossuficiente em valor” ou da hortofruticultura, onde “tem havido maiores exportações e maior qualidade”.

O secretário de Estado falava num dos maiores certames dedicados ao mundo rural, onde o número de expositores aumentou este ano para cerca de 600.

A 50ª edição da Feira Nacional da Agricultura decorre nas instalações do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrí­colas até ao próximo dia 16.

http://www.noticiasaominuto.com/economia/81372/governo-quer-subir-pre%C3%A7os-do-leite-ao-produtor#.UcruwvnryuI

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas