Portas abertas ao mercado chinês

País asiático valida certificado sanitário internacional do Brasil
Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

País asiático valida certificado sanitário internacional do Brasil

Gisele Loeblein

De olho no mercado internacional para equilibrar a diferença entre produção e consumo de leite, o Rio Grande do Sul está com a porta aberta para o cobiçado mercado chinês – não por acaso, o maior importador mundial de lácteos. Com a confirmação dada nesta quarta-feira pelo Ministério da Agricultura de que o certificado sanitário internacional do Brasil foi validado pela China, agora caberá às indústrias fazerem o dever de casa.

– Com essa validação, não são necessárias novas inspeções antes da liberação das plantas. As empresas terão apenas de se habilitar no Ministério da Agricultura – explica Alexandre Guerra, presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do Estado, que nesta quarta esteve em Brasília, onde tratou do assunto com Odilson Luiz Ribeiro e Silva, diretor do departamento de Negociação Não Tarifária da Secretaria de Relações Internacionais da pasta.

Além da China, outro importante mercado, a Rússia, também habilitou neste ano uma leva de indústrias brasileiras à exportação.

O Rio Grande do Sul, segundo maior produtor nacional, tem três empresas credenciadas à venda – BRF, Cosuel e CCGL. A concretização é agora só uma questão de mercado.

No final de 2014, o descompasso entre produção e consumo, somado ao fechamento de algumas indústrias, provocou grave crise para os produtores de leite. As importações de leite em pó feitas pelo Brasil também vêm crescendo – nos primeiros oito meses deste ano, o país comprou volume 80% maior do que em igual período do ano passado. A diferença entre importação e exportação desse produto representa 25 dias da produção do RS.

É por isso que o setor vem pressionando por mecanismos que ajudem no equilíbrio.

– Não adianta só barrar a importação, a melhor solução mesmo é abrir novos mercados – pondera Guerra.

China e Rússia são oportunidades que se abrem e precisam ser aproveitadas.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/campo-e-lavoura/noticia/2015/09/gisele-loeblein-portas-abertas-ao-mercado-chines-4854935.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas