#Portalacteo:Silems e produtores de leite entregam manifesto com reivindicações ao Governo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Durante a “Hora do Leite” realizado nesta sexta-feira (14), na sede do SRCG (Sindicato Rural de Campo Grande), o Silems (Sindicato das Indústrias de Laticí­nios de Mato Grosso do Sul), o Conseleite (Conselho Paritário Produtores de Leite e Indústrias Laticí­nia), a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e os produtores de leite reuniram-se para discutir medidas emergenciais para o setor leiteiro.

Na oportunidade, foi entregue um abaixo-assinado com duas mil assinaturas com as principais reivindicações do segmento para a secretária estadual de Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corríªa da Costa Dias, encaminhar ao Governo Federal. Segundo a presidente do Silems, Milene de Oliveira Nantes, no manifesto estão presentes diversas reivindicações, tais como o pedido de medidas que reduzam a crescente importação de leite e derivados e o custo de produção.

“As dificuldades enfrentadas pelo segmento estão se tornando crescentes e são necessárias soluções urgentes para minimizar a crise que estamos passando. Hoje, o Estado tem 24 mil produtores de leite e, destes, mais da metade são da agricultura familiar, que sobrevivem por conta da produção leiteira, sendo essa a sua principal atividade geradora de renda”, pontuou a presidente do Silems.

União – Na avaliação dela, a indústria e os produtores rurais enfrentam problemas semelhantes – a pesada carga tributária. “Para que tudo isso se resolva, precisamos desenvolver mecanismos que possam subsidiar o produtor rural e, consequentemente, melhorar o desempenho da indústria”, reivindicou.

Já a secretária Tereza Cristina destacou as ações das entidades envolvidas em prol do segmento. “Precisamos, de mais ações e, para isso, iremos imediatamente encaminhar esse manifesto aos órgãos competentes em Brasí­lia. Esse é um movimento nacional em que outros Estados considerados grandes produtores de leite também estão levando as suas reivindicações”, frisou.

Reunião Ordinária – Paralelo ao evento, o Silems realizou a reunião ordinária, que é promovida mensalmente, e, na ocasião, foram discutidas as importações e demais problemas enfrentados pela classe. Milene Nantes ressalta que a reunião tem a finalidade de pontuar e frisar as problemáticas do setor e dar continuidade í s discussões para levantar medidas satisfatórias.

O primeiro semestre de 2012 fechou com aumento de 520% na importação de lácteos. O Estado alcançou 3.437 toneladas no acumulado de janeiro a junho de 2012, enquanto o Uruguai foi responsável por 65% do atendimento í  demanda, seguido pela Argentina, com 33% do produto comprado por Mato Grosso do Sul. “Esse problema tem de ser revertido para evitar a quebradeira generalizada do segmento”, avaliou Milene Nantes.
http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=65493

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas