#Portalacteo:RN: Paraí­ba e Rio Grande do Norte assinam instrução que cria zona livre de aftosa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Paraí­ba e o Rio Grande do Norte assinaram, na manhã desta terça-feira (25), em Parnamirim (RN), a Instrução Normativa do Ministério da Agricultura que cria a Zona Livre de Aftosa com vacinação para os dois Estados. A instrução inclui a Paraí­ba e o Rio Grande do Norte no inquérito sorológico e vai possibilitar o fim da barreira sanitária do gado para Estados da região nas mesmas condições.

A instrução foi assinada pelo Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro, pelo vice-governador da Paraí­ba, Rí´mulo Gouveia, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini. A solenidade também contou com as presenças do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, do secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Betinho Rosado, do secretário executivo da Agropecuária da Paraí­ba, Rí´mulo Montenegro, e do representante do Sebrae-PB, Antí´nio Felinto.

De acordo com o vice-governador Rí´mulo Gouveia, a inclusão da Paraí­ba nessa sorologia demonstra a evolução da defesa agropecuária da Paraí­ba, que cumpriu as metas preconizadas na auditoria realizada pelo Mapa. «A Paraí­ba passa por dificuldades semelhantes ao Rio Grande do Norte devido í  seca, mas superamos muitas barreiras tomando as medidas necessárias para criar as condições de ter um estado livre da aftosa», explicou o vice-governador.

Ele ainda destacou a atualização e a informatização do cadastro de produtores paraibanos, a elevação da cobertura de vacinação da aftosa de 75% para 85%, a contratação de técnicos agropecuários, aquisição de veí­culos, equipamentos e material para realização de barreiras móveis como fatores para o fim das barreiras sanitárias.

O ministro Mendes Ribeiro disse que o Mapa está iniciando os procedimentos necessários na Paraí­ba e no Rio Grande do Norte para que o Nordeste, em breve, chegue ao ní­vel de aftosa zero. «Isso representa uma vitória e um novo caminho que estamos trilhando para o setor agropecuário do Nordeste. Tudo leva a crer que, com os compromissos formados pelos governos da Paraí­ba e do Rio Grande do Norte, atingiremos as condição de zonas livres da aftosa com vacinação», explicou o ministro.

O secretário de Desenvolvimento da Agropecuária, Marenilson Batista, informou que o processo de sorologia da Paraí­ba será iniciado, na próxima quinta-feira (27), por uma equipe do Ministério que vem í  Paraí­ba iniciar a última etapa para tornar o Estado livre da aftosa com vacinação. «A revogação da instrução antiga vai facilitar o trí¢nsito dos animais para estados vizinhos não apenas para comercialização, mas para a busca de pastos em regiões menos atingidas pela seca».

O secretário executivo Rí´mulo Montenegro explicou que o processo de sorologia começa com a coleta de sangue dos animais para indicar se existe algum resquí­cio de febre aftosa. «Isso será fundamental para que possamos a ascender í  área livre com vacinação como aconteceu recentemente em Pernambuco, Ceará, Alagoas, Piauí­, Maranhão. As barreiras desses Estados serão retiradas para o tráfego normal do rebanho e a participação do nosso rebanho em feiras nacionais de exposições», explicou.

Os produtores comemoraram a mudança da instrução normativa e o livre trí¢nsito do rebanho. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraí­ba (Faepa), Mário Borba, disse que com a assinatura da instrução espera que, até o final do ano, a Paraí­ba seja considerada definitivamente zona livre da aftosa com vacinação o que é positivo para os produtores com a agregação de valor ao rebanho que não precisará passar pela «quarentena» ou barreiras para sair do Estado. «Quem ganha com isso é o setor pecuário e a economia do Nordeste», completou Mário Borba.

Fonte: Governo da Paraí­ba

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas