#Portalacteo:Medidas protecionistas são «paliativo», diz ex-ministro Furlan

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O ex-ministro do Desenvolvimento e Comério Exterior Luiz Fernando Furlan, presidente do conselho de administração da BR Foods, disse que o aumento de tarifas de importação feito pelo governo é um paliativo para proteger produtores domésticos e não deve ser tratado como solução de longo prazo. “Funcionam como aspirina”, disse.

“Como paliativo é aceitável [aumentar as tarifas de importação]. Mas como polí­tica de longo prazo é equivocada”, afirmou. “A solução para a competitividade brasileira não é aumentar a altura do muro, mas baixar as ineficiíªncias que temos.”

O ministro do governo Lula disse que as medidas anunciadas para melhorar a infraestrutura e a redução de encargos sobre investimentos são medidas estruturais, que devem melhorar a competitividade brasileira. Mas também é necessário avançar na capacitação de pessoas, aumentando a produtividade da mão de obra.

“Tudo isso resolvido, a indústria brasileira será mais competitiva”, disse Furlan.

O empresário  participou do 1º Fórum Empresarial do Algarve, organizado pelo Lide (Grupo de Lí­deres Empresariais).

Furlan, entretanto, criticou o questionamento dos EUA ao Brasil. A diplomacia americana enviou carta ao Itamaraty demonstrando preocupação com o que considerou protecionismo e sinal de retrocesso do Brasil nos acordos internacionais de comércio.

“O comentário foi inoportuno e exagerado. O paí­s que levantou o assunto é muito mais protecionista do que o Brasil. E inclusive descumpriu acordos homologados na OMC [Organização Mundial do Comércio]“, disse, referindo-se ao contencioso aberto pelo Brasil contra subsí­dios aos produtores de algodão americanos. “O assunto com o algodão até hoje não foi digerido”, afirmou Furlan.

O empresário, acionista da BR Foods, uma das maiores produtoras de carnes do mundo, afirmou que o mercado americano é fechado ao produto brasileiro. “Não podemos acessar o mercado americano de carne de frango e de porco, por exemplo. E não há uma justificativa plausí­vel.”

A repórter MARIANA CARNEIRO  viajou a convite do Lide (Grupo de Lí­deres Empresariais)

Fonte: Boainformacao.com.br http://www.boainformacao.com.br/2012/09/medidas-protecionistas-sao-paliativo-diz-ex-ministro-furlan/

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas