#Portalacteo:Leite tipo A ganha destaque na região por rigoroso processo de produção

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Descalvado, Araras e Itirapina concentram maior bacia leiteira do Estado.Mercado cresceu 50% nos últimos anos, segundo Associação Brasileira.

As cidades de Descalvado, Araras e Itirapina concentram a maior bacia leiteira do Estado de São Paulo. O mercado de leite tipo A tem crescido. Nos últimos anos, a produção aumentou 50%, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Leite.

O controle rigoroso durante o processo de preparação contribui para o resultado positivo. “As pessoas buscam mais segurança do produto, o fato de ter a rastreabilidade total sobre a produção dos animais, dos alimentos, sobre a certificação da fazenda”, diz Roberto Jank Junior, vice-presidente da Leite Brasil.

Em Descalvado fica uma das principais fazendas produtoras de leite tipo A do paí­s. A propriedade tem 1.400 cabeças de gado que produzem 50 mil litros de leite por dia.

O leite cru, que é transformado em tipo A, pode ter por lei até 2% da quantidade de bactérias encontradas em outros tipos de leite. Para respeitar essa determinação, todo o processo tem que ser mecanizado e o leite processado em um mesmo lugar, na própria fazenda. Por isso, da ordenha, í  pasteurização e o envase, tudo ocorre dentro de um mesmo circuito e sem qualquer contato dos funcionários.

Rigoroso processo de produção do leite tipo A garante a qualidade (Foto: Reprodução/ EPTV)Rigoroso processo de produção do leite tipo A
garante a qualidade (Foto: Reprodução/ EPTV)

Todo esse processo demora 12 horas e no mesmo dia chega í  casa do consumidor. “O leite está pronto para ser consumido. Não precisa ser fervido, não precisa ser feito nada”, explica um trabalhador do local.

Para aumentar a produtividade, o produtor está investindo alto: R$ 2 milhões para montar um novo espaço para a ordenha, onde todos os equipamentos de controle ficam no subsolo. O objetivo é que a produção cresça 30%.

“Com esse investimento, nós vamos produzir 65 mil litros por dia. Para se ter uma ideia, isso representa leite para 330 mil brasileiros por dia”, diz Jank Junior.
http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2012/09/leite-tipo-ganha-destaque-na-regiao-por-rigoroso-processo-de-producao.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas