#Portalacteo:Exemplo: Gestão aplicada í  produção de leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Há cerca de um ano, foi instalada, no Sí­tio Santa Izabel (MT), uma Unidade Didática de Sustentação Econí´mica (UDSE), que faz da gestão de produção, principal ferramenta de apoio de uma propriedade de bovinocultura leiteira. Nesse projeto, o extensionista repassa ao agricultor orientações sobre a melhor forma de gerir sua propriedade, acompanhando constantemente o custo benefí­cio da produção, no caso, da bovinocultura leiteira, através da elaboração de planilhas de produção por animal.

“A parte mais importante não é a técnica, e sim a gestão. Nessa planilha de produção, que a gente ensina o produtor a montar, tudo é anotado: o dia em que a vaca foi inseminada, o dia que ela pariu e o dia que ela voltou ao cio, entre outras informações. Se ela vai emprenhar daqui a oito meses, é sinal que ela não está produzindo satisfatoriamente, então, no máximo em 120 dias, esse animal tem que estar prenhe”, analisou o biólogo e extensionista da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistíªncia e Extensão Rural (Empaer), Douglas Castrillon.

A meta pré estabelecida é de 8 kilos vaca/dia. Através da análise visual do escore corporal do gado, que significa a real condição corporal do animal, em termos de cobertura muscular e gordura da anca da vaca, o gado leiteiro pode ser avaliado numa escala de 1 a 5, onde 1 é magra, 2 é intermediário, entre 3 e 3 ½ é o ideal para o cio, 4 passando para gorda e 5 é considerada obesa (o que também dificulta a vaca a entrar no cio).

Com o controle do escore corporal, o cruzamento direcionado através de inseminação artificial, também será melhor manejado tendo em vista as necessidades de cada raça, pois todo o rebanho da propriedade recebeu brincos de identificação numerados.

O pasto possui 5 hectares, é rotacionado de sequeiro, com capineiras do tipo napier e camerom. A suplementação alimentar é feita de cana com uréia e a mandioca picada o que garante o baixo custo de produção e, mesmo assim, a unidade tem conseguido manter a produção e o controle do escore corporal adequado, como explica o produtor Gabriel Antonio Felipe: “A intenção aqui é produzir um leite de qualidade com menor custo de produção, pois a gente sabe de muitos produtores que estão deixando de lidar com o gado devido ao alto custo de produção. Então, graças í  Deus, nós estamos conseguindo vender toda a nossa produção para um laticí­nio de Quatro Marcos”.

Fonte: matéria adaptada do jornal O Documento

Núcleo de Comunicação
Fortaleza – CE

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas