#Portalacteo:COMTUR GLORIENSE APRESENTA NOVOS PROJETOS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A última semana foi marcada por duas reuniões de trabalho do Conselho Municipal de Turismo de São João Batista do Glória (Comtur). Com o apoio da Administração Municipal, o conselho promoveu no dia 11 de setembro uma reunião com produtores rurais para tratar da possibilidade de o Municí­pio solicitar sua integração í  Associação de Produtores de Queijo Minas Artesanal da Serra da Canastra (Aprocan), de modo que produtores glorienses também tenham direito ao Certificado de Indicação Geográfica dos queijos que fabricam. Participaram do encontro 15 agropecuaristas, além da presidente do Comtur, Tatiana Borim de Simone; da coordenadora municipal de Turismo, Michelle Cristine Silva; do diretor municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Geraldo Fernandes; e do técnico da Empresa de Assistíªncia Técnica e Extensão Rural (EMATER-MG), Ailton César Costa.

“Vários produtores glorienses comercializam seus queijos, principalmente para os visitantes que víªm í  região, e como o Municí­pio também está localizado na área do Parque Nacional da Serra da Canastra, entendermos ser viável que a Aprocan integre esses produtores para a certificação de seus produtos”, explicou a presidente do Comtur. A meta do grupo gloriense é documentar a produção do queijo canastra no Municí­pio para apresentar í  Aprocan.

Foi em abril deste ano que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) entregou o Certificado de Indicação Geográfica í  Aprocan, que representa produtores de sete municí­pios na Serra da Canastra. Esse certificado foi criado para atestar a identidade própria de produtos caracterí­sticos de uma região, o que era uma luta da Aprocan para valorizar o setor. Espera-se, com isso, que seja coibida a venda de queijos como sendo canastra, quando na verdade não são produzidos na região. Outra iniciativa do Comtur e da Administração Municipal, ligada í  fabricação artesanal no Municí­pio, é o fomento í  produção de doces no bairro rural Capetinga. A localidade já é conhecida pela tradição doceira e possui potencial para se firmar como um importante roteiro turí­stico da cidade. Estão em andamento os estudos para a criação de uma associação local de doceiros e para a reforma da cozinha existente no prédio onde funcionou uma escola rural, adequando-a í s exigíªncias da Vigilí¢ncia Sanitária e possibilitando a produção coletiva dos doces no bairro.

Centro de Atendimento ao Turista

No dia 13, o assunto em pauta foi a regulamentação do Centro de Atendimento ao Turista, que está sendo construí­do na entrada da cidade na rua João Pessoa, ao lado do Viveiro Municipal. Erguido numa írea de Preservação Permanente (APP), o CAT foi idealizado como uma construção ecossustentável, porém sem deixar de ser moderno e funcional. A obra é realizada com recursos da União e do Municí­pio. Com o objetivo de acolher o turista em sua chegada e orientá-lo para que visite com qualidade e segurança os atrativos glorienses, o CAT será um equipamento público, mas terá a parceria da iniciativa privada para seu funcionamento. Na reunião ocorrida na semana passada os integrantes do Comtur discutiram itens relativos a horários de funcionamento do centro, uso de tecnologias como ví­deos e internet para acesso do turista, exposição de artesanato local, visita guiada ao Viveiro, entre outras ações.

Fonte: Correio dos Lagos

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas