#Portalacteo:Clone de vaca da raça Flamenga nasce em Santa Catarina

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Nasceu, em Santa Catarina, a bezerra Brisa, clone de uma vaca da raça Flamenga, que está em extinção no Brasil. O animal, que nasceu com 47 kg, é resultado de estudos realizados pelo Laboratório de Reprodução Animal do Centro de Ciíªncias Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina.

O animal de origem faz parte de um rebanho de cerca de 50 animais, localizado na Estação Experimental da Empresa  de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A vaca é portadora da patologia Free Martib, que a impede de ter filhos. Isso ocorre quando, na gestação, há a troca sanguí­nea com gíªmeo de sexo masculino e a fíªmea por ação dos hormí´nios masculinos não desenvolve os órgãos sexuais.

Brisa é o segundo clone da fíªmea Flamenga. A primeira bezerra chamada “Primavera” sobreviveu apenas dez minutos, mas exames realizados no CAV confirmaram que o animal era fértil.  De acordo com o coordenador do laboratório Udesc, professor Alceu Mezzalira, a bezerra Brisa contribuirá com a própria espécie, que está em extinção

“Como essa vaca não possui parentes, haverá a possibilidade de termos animais saudáveis para a reprodução, já que os 50 animais aqui existentes tem um estreito parentesco, que com os cruzamentos, podem gerar algumas patologias, visto que geneticamente são muito parecidos”, explica Mezzalira.  Conforme ele, para verificar se o clone nasceu 100% saudável é necessário aguardar alguns dias, durante os quais serão feitos uma série de exames.

Fonte: matéria adaptada do Governo de Santa Catarina

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas