#Portalacteo:Capacitação gratuita auxilia na ampliação da produção leiteira

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Capacitar produtores rurais de manejo intensivo de produção de leite a pasto, aumentar a produção, ampliar a renda e melhorar a vida das famí­lias que moram no campo. Com estes objetivos a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC iniciou nesta semana o Programa Mais Leite no municí­pio de Alfredo Wagner.

O curso integra 25 participantes e conta com apoio do SENAR-SC e do Sindicato do Produtor Rural de Alfredo Wagner. As aulas teóricas e práticas são desenvolvidas nas propriedades dos produtores rurais participantes. Os próximos encontros estão agendados para os dias 4 e 5, 25 e 26 de outubro e 12 e 13 de novembro.

“As atividades capacitarão desde o manejo intensivo de produção de leite até o cultivo do pasto, com exemplos teóricos e demonstrativos, acompanhados por técnicos qualificados do SENAR”, realça o vice-presidente da FAESC e coordenador do programa, Nelton Rogério de Souza.

O programa é desenvolvido em 12 módulos e entre os assuntos abordados estão: diagnóstico, planejamento e gerenciamento da propriedade; implantação e manejo intensivo de pastagens perenes e de verão; manejo da ordenha e qualidade do leite; cerca elétrica; alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; manejo de vacas e melhoramento genético; implantação e manejo de pastagem de inverno; irrigação de pastagem; manejo de vaca e melhoramento genético e sanidade.

As turmas do programa beneficiam de 20 a 25 participantes, sendo no máximo dois por propriedade. Para participar é preciso ser produtor ou trabalhador rural; ter 18 anos completos; ter a atividade leiteira como principal atividade econí´mica. Além disso, ter vontade de mudar e de melhorar a propriedade, estar comprometido em participar e cumprir todas as tarefas do programa e disponibilidade em realizar todos os registros técnicos e financeiros da ação.

A capacitação totaliza 184 horas ente aulas práticas e teóricas. Os módulos do programa compreendem os seguintes assuntos: O programa de Qualificação na Pecuária Leiteira; Diagnóstico da propriedade leiteira; Planejamento e gerenciamento da propriedade leiteira; Implantação e manejo de pastagens; Planejamento forrageiro e cerca elétrica; Instalação de cerca elétrica; Manejo da ordenha e qualidade do leite; Alimentação e reserva estratégica de alimentos; manejo de bezerras e novilhas; Irrigação de pastagens; Manejo e sanidade do rebanho e visita técnica em propriedade leiteira. Na última etapa ocorre apresentação de resultados e avaliação.

O SENAR-SC custeia todas as despesas, instrutoria, materiais instrucionais e alimentação nos encontros. Os participantes que obtíªm no mí­nimo 80% de frequíªncia recebem certificados. Outras informações estão disponí­veis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), pelo telefone (48) 3333-0322 ou no Sindicato rural de cada municí­pio.

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas