#Portalacteo:Cí¢mara Setorial do Leite inicia debate sobre a criação do Sistema de Inteligíªncia Colaborativa

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Criar um banco de dados oficial que possa dar base para a tomada de decisão e melhorar a competitividade da cadeia do leite. Esse é o objetivo do Sistema de Inteligíªncia Colaborativa que começa a ser construí­do pela Cí¢mara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados.

Na abertura da sexta reunião extraordinária da Cí¢mara Setorial nesta quinta-feira (20/09), o gestor da Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Hugo Oliveira, abordou a criação do sistema í  comissão. Com a ideia de ser hospedado em um portal na internet, o Sistema de Inteligíªncia Colaborativa será uma base oficial com origem econí´mica, financeira, comercial, jurí­dica e legislativa.

Essas informações ajudarão na análise dos ambientes interno, externo e futuro da cadeia produtiva. Além disso, com dados confiáveis, o setor poderá detectar ameaças de competitividade, aumentar vantagem competitiva e achar novas oportunidades.

Representante da Unidade da Embrapa Gado e Leite, José Portugal, explicou que hoje os dados sobre a cadeia estão pulverizados e sem processamento, o que não dá base técnica para a definição de ações. Nessa primeira reunião para construção do sistema, os membros da comissão debateram temas prioritários, como legislação e pesquisa. O próximo passo é a identificação de fontes de dados primários e de informações que serão analisadas e disponibilizadas.

Os dados serão utilizados na construção de modelos de gestão estratégica, promoção competitividade da cadeia do leite e fortalecimento das tecnologias de comunicação e informação. Esse é a primeira experiíªncia do Mapa de criação de Sistemas Inteligente Colaborativa, respondendo a uma demanda das cí¢maras setoriais por informações oficiais. O sistema também será desenvolvido em outras cadeias produtivas.

A matéria é do Mapa

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas