#Portalacteo: USDA recebe solicitação para inclusão do iogurte grego no guia nutricional

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) recebeu uma solicitação para atualizar suas diretrizes nutricionais e assim, diferenciar o iogurte grego dos tipos tradicionais de iogurte, reclassificando-o como um produto com alto teor de proteí­na.

A senadora dos Estados Unidos, Kirsten Gillibrand, e o representante, Richard Hanna, pediram ao secretário da Agricultura, Tom Vilsack, que reclassificasse o iogurte grego no guia nutricional do USDA chamado MyPlate

«Atualmente, o iogurte grego não é diferenciado do iogurte tradicional, ainda que tenha duas vezes mais proteí­na, mais cálcio e tenha pouca gordura», disseram os solicitantes. «O iogurte grego pode fornecer nutrientes crí­ticos para uma refeição balanceada e acessí­vel dentro dos Grupos de Alimentos Lácteos e Proteí­nas. De fato, o iogurte grego tem mais proteí­na que feijões, mas ainda não está incluí­do na lista de fontes de proteí­nas, nem como um tipo de iogurte na página de laticí­nios. Nós respeitosamente pedimos que o USDA atualize suas diretrizes de nutrição e materiais educacionais para conter os benefí­cios positivos do iogurte grego»

Gillibrand e Hanna também pediram a adição do iogurte grego no Programa Nacional de Lanche Escolar – um programa de refeição para crianças na idade escolar, assistido pelo Governo Federal – como uma «opção acessí­vel de proteí­na».

A categoria de iogurte grego cresceu muito nos Estados Unidos nos últimos anos. No meio do ano de 2007, essa categoria representava 1% de participação no mercado total de iogurte. Desde então, a participação aumentou para cerca de 35%. A companhia de Nova York, Chobani, tem a maior participação na categoria, representando 47% da demanda. A empresa apoiou o pedido de Gillibrand e Hanna para que o USDA reclassificasse o iogurte grego.

A reportagem é do Dairy Reporter

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas