#Portalacteo: Os mercados de produtos lácteos apresentam indí­cios de alta de preços.

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

«Os fundamentos alta de preços» nos mercados lácteos «estão dando seus frutos», disse o Commonwealth Bank of Australia, ao apontar o enfraquecimento das perspectivas para a produção na Austrália e na Nova Zelí¢ndia em um momento de crescente demanda chinesa. O banco se recusou a fazer uma previsão firme de uma extensão da manifestação mais recente do mercado, dizendo que «a volatilidade dos preços dos produtos lácteos do mundo nos últimos anos é um lembrete de que os mercados agrí­colas não se movem em linha reta».
Os preços em globalDairyTrade, o leilão dirigido pela Fonterra, maior exportador mundial de produtos lácteos, estabeleceu um máximo, na semana passada, num perí­odo dos últimos 19 meses.
No entanto, destacou as condições que se esperariam para apoiar os valores lácteos – possivelmente nos próximos anos, ao término da demanda chinesa.

Déficit de umidade extrema

Em termos de produção, a oferta de leite da Nova Zelí¢ndia, o maior paí­s exportador de laticí­nios, «está em risco por causa da seca», disse o Sr. Mathews, observando que a Ilha do Norte recebeu menos da metade das chuvas normais de Janeiro.
«Os déficits de umidade extremas já existem na maioria das regiões principais produtoras de leite. O forte aumento dos preços nos leilões globalDairyTrade no míªs passado, especialmente para as entregas concedidas, é indicativo da rigidez prevista no abastecimento futuro »
As chuvas escassas tem prejudicado a entrega de leite na Austrália também, com a queda de 5,5% no míªs passado em comparação com janeiro de 2012, levando Dairy Austrália a uma redução de 0,2%, sua estimativa para o crescimento da produção em 2012-13.
«As difí­ceis condições sazonais continuarão a colocar pressão sobre a produção de forragem e orçamentos de abastecimento, ou seja, a rentabilidade dos agricultores e da produção foram atingidos fortemente em 2013», disse Dairy Austrália.

A crescente demanda

Esses retrocessos são dados em um perí­odo em que os produtores do hemisfério norte estão se preparando para uma primavera «seca» de produção de leite, ocorre em um contexto de crescimento contí­nuo na demanda, com um aumento de 2,6% ao ano .
O comércio está crescendo ainda mais rápido, em um 6%, grande parte graças í s necessidades da China, cujo consumo de manteiga, leite lí­quido e leite em pó integral cresceu 5% ao ano desde 2010, e o leite desnatado em pó, 25%.
No entanto, o consumo por parte da China é ajustado levando em conta a população de 1,35 bilhão e tem um longo caminho a percorrer antes de alcançar a média regional.
O consumo de leite lí­quido, per capita, é de 40% da média dos paí­ses desenvolvidos da ísia; 16% de gordura e 12% em queijo.

A falta de recursos naturais

A perspectiva da crescente demanda cai no jogo dos exportadores como a Nova Zelí¢ndia, cuja relativa proximidade com a China, faz que seja uma fonte óbvia de consumo de produtos lácteos.
«A falta de recursos naturais para a produção de leite na China – a escassez de terra, água doce, grãos e pasto – tem contribuí­do para sua maior participação no mercado de lácteos, satisfazendo os mercados globais » disse Mathews.
«Apesar do investimento em genética leiteira e em infra-estrutura, a recente escassez de alimentos locais, evidencia-se pelas importações de milho, trigo e soja, que apoiam nossa opinião, de que o crescimento futuro do consumo de produtos lácteos na China se satisfaz em grande parte pelas importações.»
Muitos grupos, incluindo o laticí­nio Fonterra e a dinamarquesa Arla Foods, anunciaram unidades de desenvolvimento para aproveitar o mercado de laticí­nios chiníªs.

fonte: www.edairynews.com/br

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas