#Portalacteo: Leite Fome Zero está com distribuição assegurada

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Segurança alimentar.Mesmo com a seca que dificulta a produção de leite no Estado, a SDA garante que não haverá suspensão de programa
Crateús. «O leite é uma ajuda grande que recebo e, se faltar, vai ser muito ruim, porque terei que comprar para as crianças». O desabafo é da dona de casa Veridiana Lima, beneficiária do Programa Leite Fome Zero, residente no Bairro Campo Velho, neste Municí­pio, preocupada com a possibilidade de suspensão do Programa, em função das consequíªncias da seca que impactam negativamente na bacia leiteira do Estado. Desde 2009, ela recebe o leite e conta com o produto para a alimentação dos quatro filhos, especialmente dos tríªs menores, com 2, 4 e 7 anos.

A dona de casa Veridiana Lima diz que precisa do leite todo dia para os filhos

O receio da dona de casa é decorrente de alguns atrasos que tíªm ocorrido ultimamente na distribuição do produto e da suspensão em alguns Municí­pios da região, como mostrou, anteontem, o Diário do Nordeste.

Ela teme ficar sem o produto para suprir a alimentação das crianças, caso a cidade seja atingido. Como dona Veridiana, muitos beneficiários no Estado temem a descontinuidade do programa federal.

Beneficiamento

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) é a responsável pela distribuição no Ceará, a partir da produção de 2.800 fornecedores do produto «in natura». O produto é captado por 14 indústrias de beneficiamento de laticí­nios, que, após processar e pasteurizar, distribui o leite para 180 Municí­pios no Ceará.

De acordo com o órgão, são beneficiadas 100 mil famí­lias em estado de vulnerabilidade alimentar com um litro de leite por dia, sendo 95 mil litros do produto de origem bovina, e o restante de origem caprina.

Adequação

De acordo com o coordenador do Programa no Estado, Márcio Peixoto, não deverá ocorrer paralisação na distribuição do produto. Nos Municí­pios que estão nessa situação, a SDA está tomando as providíªncias necessárias. «O nosso intuito é adequar a distribuição para que não haja descontinuidade do produto. A situação é complicada porque a seca prejudica a produção do leite, mas estamos fazendo ajustes para que nenhum beneficiário seja prejudicado», garante.

Segundo ele, os locais com maiores problemas na produção e captação do leite junto aos produtores é a Zona Norte (Sobral) e Inhamuns (Crateús e Monsenhor Tabosa). «A nossa estratégia de adequação é que ocorra a falta de distribuição em um dia da semana enquanto a situação se normaliza, mas não paralisar», garante Márcio Peixoto.

Indústrias de laticí­nios, cooperativas, associações e pequenos produtores também estão sendo socorridas pelo órgão na aquisição de tanques de resfriamento para a estocagem do leite. Márcio Peixoto informa que kits de inseminação artificial, equipamentos para utilização na ensilagem e kits de higienização de ordenha estão sendo disponibilizados para produtores, a fim de facilitar a produção do produto. Tudo com o intuito de amenizar a queda na produção deste ano.

Financiamentos

Como estratégia de apoio aos produtores, a SDA está disponibilizando, segundo Peixoto, financiamentos para que o produtor possa alimentar o seu rebanho e assim amenizar os efeitos na produção leiteira.

«No próprio órgão ou na Ematerce do seu Municí­pio, o produtor pode buscar o crédito emergencial no valor de R$ 5 mil, voltado para o incentivo í  forragem e pasto», explica o coordenador. Uma outra opção apontada por ele é o crédito emergencial de R$ 12 mil disponibilizado pelo Banco do Nordeste.

Critérios

O Programa Leite Fome Zero tem o objetivo de combater a fome e desnutrição, atendendo crianças de 2 a 7 anos, gestantes e idosos acima de 60 anos, em situação de insegurança alimentar e nutricional, pertencentes a famí­lias com renda per capta de até meio salário mí­nimo.

O programa visa ainda fortalecer a cadeia produtiva do leite, por meio da geração de renda ao produtor familiar, que fornece o produto para o governo. í‰ uma parceria entre o Governo Federal e Estadual, que compram o leite dos produtores e distribuem aos beneficiários.

Por meio de um acordo interministerial, os ministérios do Desenvolvimento e Combate í  Fome (MDS), das Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) implantarão Centros Comunitários de Produção no Nordeste, voltados ao beneficiamento do leite. A informação foi dada pelo MDS, nesta semana.

As unidades, equipadas com tanques de resfriamento, funcionarão nos Estados atendidos pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) – modalidade Incentivo í  Produção e Consumo do Leite (IPCL), mais conhecido como Leite Fome Zero, uma iniciativa do MDS.

Requisitos

Para serem contemplados com os Centros de Produção Comunitária, os agricultores familiares produtores de leite precisarão enquadrar-se nos seguintes requisitos: produzir o máximo de 100 litros de leite/dia, possuir Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e residir em comunidades atendidas pelo Programa Luz para Todos, desenvolvido pelo MME.

A meta é dotar o programa com melhor infraestrutura para garantir um maior número de beneficiários no Paí­s.

Cadastrados

100 mil famí­lias são beneficiadas no Estado do Ceará com o Programa Leite Fome Zero, realizado em diferentes zonas rurais e sedes dos Municí­pios

Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Agrário – Av. Bezerra Menezes 1820 – São Gerardo, Fortaleza
Telefone: (85) 3101.8002 http://www.fomezero.gov.br

SILVANIA CLAUDINO
REPí“RTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1159167

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas