#Portalacteo: Laudo aponta presença de nitrito em amostras de leite de marca de SC

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrí­cola de Santa Catarina (Cidasc) divulgou por volta das 18h desta quinta-feira (27) o resultado parcial das amostras feitas de produtos da marca consumida por crianças e uma adulta que apresentaram sintomas de intoxicação. Das 177 amostras analisadas, em 12 havia a presença de nitrito, uma sobra dos produtos usados na limpeza de máquinas na empresa.
O gerente estadual de inspeção do Cidasc, Sérgio Borges, afirmou que o ací­do ní­trico, reagindo com a água do leite, forma o nitrato. Essa substí¢ncia é a que leva aos sintomas apresentados pelos casos de intoxicação.

O resultado final das análises deve sair na terça-feira (2). Estão sendo examinados, de acordo com o gerente, a água residual das máquinas, tanto no iní­cio do tratamento da pasteurização do leite como no final, depois da área de limpeza. A análise busca a presença de nitrato.

Em relação í  empresa fabricante do leite, o gerente afirmou que «vai estar sob a tutela do estado. Todos os nossos técnicos passarão a monitorar essa empresa». Ele explicou que haverá análises diárias e, depois, semanais e fiscais até que a empresa seja liberada, após seis meses de inspeção.
De acordo com responsável técnico da marca Holandíªs o laudo é favorável í  empresa. «Apenas aquele lote estava contaminado. As amostras recolhidas desde domingo deram negativas, o que mostra que nossas correções foram satisfatórias. Estamos confiante e agora falta pouco para a Vigilí¢ncia nos liberar», afirma Luiz Carlos Custódio.

Enquanto a empresa é analisada, os produtos da marca foram retirados do mercado para evitar novos casos. De acordo com a última tabela divulgada pela Diretoria de Vigilí¢ncia Epidemiológica, foram 26 casos de intoxicação desde o dia 19 de setembro até o dia 26. A maioria ocorreu em crianças de até tríªs anos. Porém, há um caso de um menino de cinco anos e uma adulta de 58 anos.

Entenda o caso

A suspeita ocorreu após oito crianças ficarem doentes em tríªs cidades de Santa Catarina. O primeiro sintoma da intoxicação pela substí¢ncia é a cianose, ou seja, mudança da coloração da pele para tons e de azul e roxo, principalmente na ponta dos dedos, embaixo das unhas, e ao redor dos lábios. Isso ocorre por uma reação no sangue causada pela substí¢ncia.

Após investigação epidemiológica, todos os casos tinham em comum o consumo de leite pasteurizado da mesma marca.O estado montou uma força-tarefa, com funcionários da Vigilí¢ncia Epidemiológica, Sanitária e Cidasc, e interditou provisoriamente a fábrica produtora, além de retirar os produtos do mercado.
De acordo com Marlene Zannin, professora de Toxologia da UFSC e supervisora do Centro Informações Toxicológicas (CIT) de Santa Catarina, o nitrito é um produto quí­mico, utilizado como conservante.

Fonte: G1

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas