#Portalacteo: Estiagem trouxe efeitos no aumento de custos da produção de leite na região

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A estiagem da safra de verão passada, que causou grande redução na produção de soja e milho, traz impactos no momento para a produção leiteira.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, nos últimos seis meses os custos de produção de leite tiveram acréscimo de 25 por cento.

Isso decorre especialmente da alta do preço da ração animal, que utiliza bastante soja e milho.

Com a escassez de soja e milho e o aumento de preço dessas culturas, o impacto na alimentação animal se torna inevitável.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí­, Carlos Karlinski, disse que na região os agricultores também verificam acréscimo de cerca de 25 por cento nos custos da produção leiteira.

Ele considera o momento crí­tico, por esta elevação nos custos de produção.

Inclusive as indústrias gaúchas planejam acréscimo de 10 por cento no preço de leite ao consumidor.

Karlinski entende que esse aumento í  população é uma tendíªncia, porém enfatiza que geralmente há demora no reajuste de preço do litro de leite ao produtor.

Carlos Karlinski disse preocupado com o futuro do fornecimento de matéria-prima também para a cadeia de suí­nos e aves, visto que a seca prejudicou também a América Latina e Estados Unidos, o que reduz estoques de produtos.
http://radioprogresso.com.br/noticias/geral/agricultura/5893-estiagem-trouxe-efeitos-no-aumento-de-custos-da-producao-de-leite-na-regiao

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas