#Portalacteo: Clima afeta os preços nos supermercados

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Fatores climáticos afetam preços nos supermercados. Redução da oferta de commodities e de produtos agrí­colas provoca alta nos preços ao consumidor.

O índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou em agosto alta de 1,39% quando comparado a julho. Esta é a maior variação mensal de preços desde outubro de 2010e a maior elevação para o míªs de agostodesde agosto de 2000. Em 12 meses, alta dos preços nos supermercados é de 7% e no acumulado do ano foi registrada elevação de 3,93%.
As categorias que mais impactaram a elevação dos preços neste míªs foram os produtos industrializados, responsáveis por 40% da elevação, e os produtos in natura, representando 26% da alta nos preços em agosto.

A alta nos preços foi em decorríªncia de fatores climáticos. A seca impactou de maneira significativa os preços de commodities e produtos agrí­colas, refletindo em toda a cadeia de alimentos. “Esse reflexo se dá principalmente nos produtos industrializados, que se utilizam destes insumos para produção. Aliado a isto, o elevado preço das commodities internacionais ampliam os custos de produção”, explica o diretor do Departamento de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira.
Semielaborados

O grupo de Carnes, Cereais e Leite apresentou alta de 1,21% em agosto, impactado pelos preços de aves (8,41%), carnes suí­nas (1,38%), carnes bovinas (0,94%) e leite (0,57%). Em 12 meses, a alta é de 6,37% nos preços dos semielaborados e no acumulado do ano (janeiro a agosto) há queda de 0,53%. A seca nos EUA, maior produtor de milho do mundo, prejudica a oferta do produto, que é insumo para a ração animal, impactando nos preços das carnes e de seus derivados.
Produtos industrializados

Apresentaram alta de 1,34%, influenciada diretamente pelos preços em Derivados de Leite (1,67%) e Panificados (2,47%). Os produtos com destaque de alta foram: leite em pó (2,25%), margarina (7,02%) e pão francíªs (4,78%). A elevação de preços nos produtos industrializados é reflexo do aumento dos preços de insumos básicos na fabricação dos produtos, como leite, milho, trigo, soja, entre outros. Em 12 meses a alta nos preços dos produtos industrializados é de 5,87% e no acumulado do ano (janeiro a agosto) a elevação é de 3,31%.
Produtos In Natura

Os preços desses produtos registraram elevação de 3,71%, impactados pelo aumento em legumes (18,10%), frutas (1,40%) e tubérculos (1,13%), enquanto isso, verduras apresentou queda de 3,40%. De modo geral, a elevação dos preços na categoria FLV (frutas, legumes e verduras) ocorre devido ao perí­odo em que as condições climáticas são desfavoráveis para diversas culturas agrí­colas, como, por exemplo, o tomate (alta de 22,81%), cenoura (26,63%) e pimentão (64,20%). Em 12 meses a alta nos preços dos produtos in natura é de 13,20% e no acumulado do ano (janeiro a agosto) a elevação é de 16,98%.
Bebidas alcoólicas

Os preçosapresentaram alta de 0,60%, diante da elevação no preço da aguardente (3,56%) e do vinho (2,44%). Em 12 meses a alta nos preçosé de 10,95% e no acumulado do ano (janeiro a agosto) a elevação é de 6,64%.
Bebidas não alcoólicas

Registram alta de 1,27%, diante da elevação, principalmente, do refrigerante (1,19%) e do suco de frutas (1,34%). Em 12 meses a alta nos preços é de 6,06% e no acumulado do ano (janeiro a agosto) a elevação é de 3,88%. Ao longo deste ano a indústria vem reajustando seus preços diante do repasse da inflação em 2011 e diante do descompasso entre a oferta e a demanda que pressiona os preços para cima.
Produtos de limpeza

Apresentaram elevação de 0,56% impactados pelo aumento no preço do sabão em pó (1,89%) e concentrado de limpeza (1,85%). Os artigos de higiene e beleza apontaram alta de 0,65% impactados pela elevação do creme dental (1,68%), e xampu (0,52%). Os preços nestas categorias tíªm apresentando comportamento relativamente estável, com variações positivas de maneira pontual, refletindo ajustes entre a oferta e demanda destes produtos, o que deve ser a tendíªncia nos próximos meses.

Inflação

Na avaliação desde a criação do Plano Real, em 1994, o IPS/APAS apresenta variação acumulada de 127%, o IPCA/IBGE (São Paulo) – Alimentos e Bebidas tem alta de, aproximadamente 263%, já o IPCA/IBGE (Brasil) – Alimentos e Bebidas tem alta de, aproximadamente 275%, o IPC-FIPE tem aumento de 236% e o IPA/FGV tem variação de 469%. Assim, a evolução dos preços ao longo dos anos, aponta uma elevação mais moderada no setor supermercadista, diante de sua caracterí­stica de concorríªncia, onde o os ganhos de eficiíªncia e produtividade possibilitam preços mais competitivos.
http://bagarai.com.br/clima-afeta-os-precos-nos-supermercados.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas