#Portalacteo: Captação de leite deve crescer 4%

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Expectativa é considerada otimista em ano marcado pela falta de chuvas e aumento de custos.A captação de leite deve encerrar 2012 com alta de 4%, projeta a Scot Consultoria. Caso a projeção se confirme, a coleta do produto deve chegar a 32,48 bilhões de litros neste ano ante 31,23 bilhões obtidos no ano passado.
De acordo com Rafael Ribeiro, zootecnista e analista da Scot Consultoria, a estimativa é bastante otimista se for considerada a queda nos preços entre os meses de maio e agosto, na entressafra, e o aumento dos custos da soja e do milho registrados ao longo do ano. “Mas, de maneira geral, a captação subiu e o investimento é crescente mesmo em cenário de seca”, justifica.

Para outubro, Ribeiro projeta um cenário firme, com preços mais estáveis e com eventuais altas até novembro, quando a produção deve aumentar. A partir de então, o mercado deve andar de lado até o final do ano, com preços pressionados pelo recuo na demanda e aumento na oferta.

Segundo Trimestre

A captação de leite no segundo trimestre de 2012 caiu 9,7% ante os primeiros tríªs meses do ano e atingiu 5,2 bilhões de litros de leite, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica (IBGE). Na comparação com o mesmo perí­odo do ano passado, o incremento é de 2,8% e equivale a 139,7 litros de leite.

Mesmo que o segundo trimestre deste ano tenha sido mais seco em relação ao mesmo perí­odo do ano passado, os produtores da região Sul buscaram alternativas para manter a produção. Um exemplo é o Rio Grande do Sul, onde os produtores investiram na suplementação dos rebanhos e a captação cresceu 14,3%. O analista da Scot Consultoria, Rafael Ribeiro, explica que os produtores aproveitaram para fazer silagem com o milho da safra de verão, prejudicada pela seca.

Em Minas Gerais a produção recuou 1,4% também pela falta de chuvas.  Assim como em Minas, São Paulo (-5,8%), Goiás (0,8%) e os estados do Nordeste tiveram a captação prejudicada.

Fonte: Portal DBO

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas