Plano pretende ampliar produção de carne e #leite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 

O Ministério da Agricultura (Mapa) lançou nesta segunda-feira, 17, o Plano Mais Pecuária, que pretende ampliar a produção de leite e carne até 2023. Dividido nos eixos Mais Leite e Mais Carne, o programa tem como meta ampliar a lotação de 1,3 para 2,6 bovino por hectare. Com isso, o país poderá produzir 13,6 milhões de toneladas de carne em uma área de 113,8 milhões de ha, o que permitirá a liberação de 46,2 milhões de hectares para outras atividades, estima a pasta.

 

A proposta também é aumentar a produtividade do gado leiteiro em 40%, de 1,4 mil quilos de leite por vaca/ano para 2 mil quilos/ano e ampliar a produção de 35 bilhões para para 46,8 bilhões de litros por ano.

 

Uma das estratégias usadas para atingir os objetivos será o melhoramento genético. O governo apoiará financeiramente iniciativas de incentivo e treinamento da inseminação artificial. O objetivo é, até 2023, disponibilizar 252 mil touros reprodutores ao ano e permitir que a oferta de sêmen de gado leiteiro nacional seja de pelo menos 50%.

 

A pasta também pretende usar ações de marketing para aumentar o consumo de leite e de carne ( em 23% e 35%, respectivamente), lançar editais para pesquisas que ajudem a desenvolver novos produtos e firmar parcerias para capacitar técnicos e produtores rurais. Até 2023, devem ser capacitados 5 mil técnicos e 200 mil produtores na área de gado de corte e 10 mil técnicos e 650 mil trabalhadores e produtores na área leiteira.

 

O programa inclui o monitoramento da qualidade dos produtos nacionais. Segundo o Mapa, até 2016, todo o leite captado pela indústria deverá estar de acordo com os padrões oficiais, com redução da prevalência de brucelose e tuberculose. Quanto à produção de carne, o objetivo é que até 2018 todos os estados tenham aderido ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

 

O Plano Mais Pecuária será organizado por um comitê executivo formado por técnicos e autoridades da pasta, que acompanhará a execução dos projetos. O programa foi formulado após reuniões do ministério com produtores de leite e carne bovina. A avaliação do Mapa é que as ações de incentivo aos dois setores estavam fragmentadas e que o aumento da produtividade e padrões de qualidade ajudará também a ampliar a exportação dos dois itens.

 

O lançamento do plano ocorreu em Juiz de Fora (MG). Inicialmente, ele seria anunciado pelo ministro da Agricultura, Antônio Andrade. No entanto, como Andrade não conseguiu pousar na cidade mineira devido à chuva e retornou para Brasília, foi feito pelo chefe da assessoria de Gestão Estratégica do ministério, João Cruz.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas