Planejamento é o desafio da pecuária de #leite, aponta analista em MS

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Assunto será debatido pela Famasul na Feira do Empreendedor. Produtor deve ampliar a quantidade e a qualidade da produção.
A falta de planejamento é um dos maiores desafios da pecuária de leite de Mato Grosso do Sul. O produtor rural conhece sua atividade, mas ainda falha na gestão. A afirmação é do analista de pecuária da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), Rodney Guadagnin Santos, que ministrará palestra sobre modelo de negócio do setor, nesta sexta-feira (22), na Feira do Empreendedor promovida pelo Sebrae, em Campo Grande.

«A lucratividade da pecuária de leite está nos centavos. Então para se manter na atividade o criador precisa aumentar a quantidade e a qualidade da produção e assim diluir melhor os custos da atividade», ressalta o analista. Em sua apresentação ele adianta que destacará um modelo de produção que utiliza alimentação a pasto, com suplementação nutricional, considerado o mais viável para quem está começando.

Para Santos, que também é médico veterinário, o sistema traz rentabilidade suficiente e tem menor margem de erro. «Vou trazer um exemplo onde as vacas produzem, em média, 8 litros de leite ao dia», afirmou o especialista ao enfatizar que o primeiro passo que o produtor iniciante deve adotar é procurar assistência técnica para sua propriedade.

Segundo o analista da Famasul, a falta de mão de obra especializada também é um gargalo para quem quer se dedicar à atividade leiteira. «Mato Grosso do Sul, ao contrário de Minas Gerais e Paraná, ainda não tem a cultura de produzir leite. Uma das alternativas para sanar esse obstáculo é a capacitação».

Para atender essa demanda, o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar/MS) disponibiliza 11 cursos na área de bovinocultura de leite em praticamente todos os municípios do estado. As capacitações que vão desde a aplicação de medicamentos a manejo de pastagens.

http://g1.globo.com/mato-grosso/agrodebate/noticia/2014/08/planejamento-e-o-desafio-da-pecuaria-de-leite-aponta-analista-em-ms.html

 

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas