# Pindorama adquire leite produzido por tecnologia de pasto rotativo

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Pindorama adquire leite produzido por tecnologia de pasto rotativoA Cooperativa Pindorama, responsável pela reestruturação do Perí­metro Irrigado do Marituba, na zona rural de Penedo, vem investindo em técnicas para impulsionar a produção leiteira naquele local. A nova aposta é a tecnologia de pasto rotativo, conhecido também pelo método Voisin. Com o que é produzido por meio da técnica, a Pindorama compra 100% desse leite.

O método consiste em separar uma pequena área, dividi-la em piquetes e separá-los por cercas eletrificadas de baixa potíªncia. Cada dia o gado leiteiro consome o pasto de um piquete, finalizando o ciclo após pastar em todas as divisórias, e retornando ao primeiro piquete enquanto o pasto volta a crescer nas outras áreas.

A empreitada no perí­metro já teve iní­cio com o produtor Arly Lúcio, que durante um Dia de Campo na Pindorama ficou entusiasmado com a técnica utilizada por um cooperado e resolveu apostar no método. “Botei fé no trabalho e quis trazer pra Marituba. O produtor da cooperativa aumentou a renda e tive certeza que comigo não seria diferente”, comemora o produtor.

Arly possuí­a uma área 4,57 hectares com 14 vacas, com uma produção diária de 50 litros de leite em todo o rebanho. Na implantação do pasto rotativo, reservou 1,1 héctar para o método e selecionou sete vacas. Hoje, ele atinge a mesma quantidade das 14 vacas, com um número reduzido no rebanho e em uma área menor.

Gerido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaí­ba (Codevasf) e com os colonos integrados í  Cooperativa dos Produtores do Projeto Marituba (Coomarituba), o perí­metro está sendo reestruturado pela Pindorama após essa vencer processo licitatório. A cooperativa também apoia a Coomarituba trabalhando na organização dos agricultores familiares do perí­metro.

â€œí‰ por meio do cooperativismo institucional que vemos o quanto a Pindorama deu estabilidade í  Coomarituba. Sem o projeto de implantar a cooperativa talvez os produtores não estivessem tão organizados. Desde setembro de 2012 estamos dando saltos impressionantes e renovando alternativas ao pequeno produtor”, avalia Paulo Pantoja, engenheiro de pesca e chefe da Unidade Regional de Apoio í  Produção da Geríªncia de Empreendimento de Irrigação da Codevasf em Alagoas, além de responsável pela coordenação das ações no perí­metro Marituba.

A Coomarituba paga o valor lí­quido de R$ 1,07 por litro aos produtores. A entidade possui um tanque de resfriamento onde o leite é armazenado e a cada dois dias todo esse leite é recolhido pela Pindorama para suas indústrias, realizando a cada 15 dias o pagamento aos produtores, por meio da Coomarituba.

O pasto rotativo é umas das transferíªncias de tecnologia empregadas pela metodologia Balde Cheio, do Serviço Brasileiro de Apoio í s Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No caso do Marituba, os recursos federais víªm da Codevasf e repassados pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

A Pindorama é a responsável por intermediar a relação com Sebrae, Codevasf e Seagri para captar tais transferíªncias ao perí­metro irrigado.
http://www.cooperativismo.org.br/cooperativismo/noticias/noticia.asp?id=21750

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas