Pesquisadores da Embrapa participam da 17ª edição do #Proleite

Share on twitter
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

 
Evento acontece dentro da programação da 64ª Expoagro, durante os dias 30 e 31 outubro
Evento bastante aguardado entre produtores, laticinistas, técnicos, empresários e pesquisadores da cadeia produtiva do Leite em Alagoas, o Proleite – Seminário para Produtores de Leite e Derivados, já tem palestras com temas definidos. A organização divulgou esta semana a confirmação de três nomes de pesquisadores reconhecidos no cenário nacional engajados na pesquisa do Gado de Leite que vão compartilhar informações da pecuária do leiteira.

Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a médica veterinária, doutora Vânia Maria de Oliveira vem à Maceió para proferir palestra sobre a “Cria e Recria de Bezerros”. Mineira da cidade de Juiz de Fora, a pesquisadora é autora de estudos que conciliam o aparato técnico, conhecimento acadêmico e vivência obtida no contato com a realidade das propriedades e os produtores brasileiros.

Médico Veterinário, formado em 1999, e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o pesquisador da Embrapa, Luiz Gustavo Ribeiro Pereira, também aceitou o convite da organização do Proleite 2014. A palestra de Luiz Gustavo abordará temática voltada para nutrição animal, falando sobre a Tabela Nordestina de Composição de Alimentos.

Luiz Gustavo ingressou na Embrapa em 2006, como pesquisador. Tem experiência em Zootecnia, com ênfase em Nutrição de Ruminantes. Atua principalmente nos temas: avaliação de alimentos para ruminantes, exigências nutricionais e mitigação de gases efeito estufa de origem entérica em bovinos leiteiros.

Para discutir sobre o processo de higienização e principais aspectos relacionados à qualidade microbiológica do leite, os produtores vão ter acesso a palestra com a consultora da empresa 3M do Brasil, Gisele Bizinoto Bosco. Com ela será tratado o tema “Controle e monitoramento microbiológico no processamento de Leite”.

Sobre o Proleite

Consagrado por contribuir diretamente com a atividade Láctea do Estado, a 17º edição traz além de palestras, exposições e concurso Lácteo. O objetivo do evento é contribuir para aconteçam melhorias de produção e competitividade da cadeia produtiva do Leite em Alagoas.

De acordo com Arthur Vasconcelos, presidente do Sileal, é preciso que os produtores e laticinistas se apropriem cada vez mais dos benefícios que o seminário tem trazido enquanto conhecimento técnico. “O Proleite é pensado justamente para o compartilhamento de informações, evento visto como canal oficial de troca de conhecimento entre os produtores. As palestras e exposições devem conscientizar e aumentar o conhecimento dos produtores leiteiros sobre as vantagens competitivas, econômicas relacionadas à produção de um leite de qualidade”, destacou.

Além da série de palestras voltadas ao interesse dos produtores, também está confirmada a 9° edição do Concurso de Produtos Lácteos, com data marcada para o dia 29 de outubro. A competição tem como finalidade reforçar a necessidade de manter padrões de produção exigidos pelos órgãos oficiais.

O 17º Proleite acontece dentro da programação da 64ª Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro), durante os dias 30 e 31 outubro, no Parque de exposições José da Silva Nogueira. O evento é organizado pelo Serviço Nacional da Indústria (Senai/AL) e conta com o apoio do Sindicato Rural dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindileite), do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite de Alagoas (Sileal), da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal).

http://www.tribunahoje.com/noticia/116954/cooperativas/2014/09/12/pesquisadores-da-embrapa-participam-da-17-edico-do-proleite.html

Mirá También

Así lo expresó Domingo Possetto, secretario de la seccional Rafaela, quien además, afirmó que a los productores «habitualmente los ignoran los gobiernos». Además, reconoció la labor de los empresarios de las firmas locales y aseguró que están «esperanzados» con la negociación entre SanCor y Adecoagro.

Te puede interesar

Notas
Relacionadas